Participamos do

CBF faz testagem de Covid-19 no Fortaleza e no Ceará para Copa do Nordeste

A confederação anunciou parceria com Hospital Israelita Albert Einstein e testará os times de competições nacionais antes de cada jogo em todas as rodadas
18:58 | Jul. 17, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 20h44min

Fortaleza e Ceará estarão entre os primeiros times a passar pela testagem integral para Covid-19 feita pelo Hospital Israelita Albert Einstein, um dos hospitais paulistas de referência no combate ao patógeno, com a recente parceria firmada Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pelo protocolo, times serão testados três dias antes de cada partida, a cada rodada das competições nacionais. Com jogos na terça-feira, 21, (Fortaleza x América-RN) e na quarta, 22, (CRB x Ceará), pela Copa do Nordeste, as equipes deveriam ser testadas neste fim de semana.

Contudo, por meio da assessoria, o Ceará afirmou que os atletas já passaram pela testagem na quinta-feira, 16 - seis dias antes da partida no Nordestão. O elenco foi testado tanto pelo laboratório Argos, que vem realizando a testagem desde o retorno das atividades, quanto pelo Einstein, para a competição regional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esta será a primeira etapa da testagem realizada pelo Einstein. Além de Fortaleza e Ceará, os outros 12 times passam pelos exames antes de iniciarem seu deslocamento para o estado da Bahia, onde a competição será retomada com sede única. Além de jogadores e técnicos, também está prevista a testagem para os árbitros e assistentes.

Leia também | Copa do Nordeste: Salvador é escolhida como sede e torneio já tem data para reiniciar

De acordo com a CBF, a testagem será custeada integralmente pela confederação e a escolha de um único hospital, que teve a contratação divulgada neta sexta-feira, 17, é "garantir padronização e alto grau de confiabilidade aos testes realizados".

O acordo abrange, além da Copa do Nordeste, as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, os Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, e o Brasileirão Sub-20. No Estado, se submeterão aos testes Ceará e Fortaleza (pela Série A, Nordestão, Copa do Brasil, Brasileiro Feminino A2), Ferroviário (Série C), Guarany de Sobral e Floresta (Série D).

Leia também |  Todos os jogadores do Fortaleza testaram negativo para Covid-19

Os testes usarão o método molecular (RT-PCR) de diagnóstico para a detecção. Conforme o protocolo, os jogadores farão os exames três dias antes e terão o resultado na véspera da partida. A partir daí, a CBF recomendará aos departamentos médicos dos clubes o afastamento imediato daqueles que tiverem a presença do vírus constatada no organismo.

“Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol. Confiamos plenamente na excelência do Einstein para realização desse trabalho fundamental de testagem”, destaca o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Leia também | Ceará: todos os testes deram negativo para Covid-19

Segundo Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, a metodologia usada será a mais confiável e haverá investimento em orientação sobre o cuidados necessários a serem adotados pelas equipes. “Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho", pontuou Pagura, que coordenou o “Guia Médico para o retorno das atividades do futebol brasileiro”, aprovado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela CBF às Federações Estaduais e Clubes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar