"El Presidente": nova série da Amazon Prime retrata escândalo de corrupção da Fifa
Série retrata o escândalo do Fifagate, esquema de pagamento de comissões e subornos que abrangeu o futebol mundial
No momento em que o futebol volta após a pandemia, muitos torcedores tiveram que se consolar com jogos antigos, assistir sessões de treinos ou algum jogo sem a presença da torcida.
Mas a novidade é uma série de televisão. A Amazon estreia "El Presidente" na sexta-feira, uma série sobre o escândalo que ficou conhecido como "Fifagate" de 2015, que pode fazer os torcedores se perguntarem se o esporte mais popular do mundo deveria realmente voltar depois de tudo o que aconteceu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"É uma loucura o que está acontecendo, não é?", disse à AFP Armando Bo, criador do programa. "Não é apenas a Fifa... o escândalo de corrupção foi tão grande que o FBI quis fazer seu papel de mocinho. Todo mundo queria fazer parte disso, muitas mãos nesse negócio gigantesco".
O pagamento de suborno e comissão de US$ 150 milhões abalou o mundo do futebol em 2015, levando à prisão de dezenas de executivos do futebol, muitos deles latino-americanos, assim como à queda do presidente da Fifa, Joseph Blatter.
"El Presidente" conta a história através dos olhos de Sergio Jadue como um jovem chileno que, sem esperar por ele, passou da liderança do humilde clube La Calera à presidência da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) e vice-presidência da Conmebol.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente