PUBLICIDADE
NOTÍCIA

FIFA suspende prêmio The Best devido ao coronavírus, segundo jornal espanhol

Premiação elege o melhor jogador do mundo no futebol masculino e feminino. Cerimônia aconteceria em Milão, na Itália

Vinícius França
10:36 | 13/05/2020
Messi é o atual detentor do prêmio The Best do futebol masculino
Messi é o atual detentor do prêmio The Best do futebol masculino (Foto: AFP)

A FIFA decidiu suspender a entrega do prêmio The Best, que elege o melhor jogador do mundo, devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo jornal Marca, da Espanha, nesta quarta-feira, 13. Ainda não há confirmação oficial da entidade.

A decisão foi tomada não só pela inviabilidade de realizar a cerimônia, que ocorreria em Milão no mês de novembro, mas também pela ausência de jogos. Como os jogadores são avaliados no ano corrido, é impossível eleger o melhor atleta de 2020, já que os campeonatos começaram a ser paralisados mundo afora em março.

Assim, craques como Cristiano Ronaldo e Messi, os maiores ganhadores do prêmio The Best com cinco e seis títulos, respectivamente, não vão poder concorrer a mais um troféu. A brasileira Marta e a estadunidense Meghan Rapinoe, detentora do prêmio no futebol feminino, também não. A entrega da Chuteira de Ouro, que premia o maior artilheiro da Europa, também deve ser comprometida. No entanto, a eleição da Bola de Ouro, premiação da revista France Football que ocorre ininterruptamente desde 1956, ainda está de pé.

Em meio à pandemia, a FIFA suspendeu todas as competições que organiza. Apenas uma ainda não foi afetada: o Mundial de Clubes de Abu Dhabi, que deve ser realizado em dezembro.