Participamos do

Campeonato Alemão recebe aval do governo para voltar às atividades

Primeira-ministra alemã, Angela Merkel fechou um acordo com autoridades esportivas do país para a volta da Bundesliga
10:15 | Mai. 06, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A volta da Bundesliga está próxima: a Alemanha planeja autorizar ainda para maio o reinício com portões fechados de seu campeonato de futebol, interrompido pela pandemia do coronavírus desde março, segundo um projeto de acordo entre Angela Merkel e as regiões federativas do país ao qual a AFP teve acesso.

A retomada dos jogos na 1ª e 2ª divisão, para "limitar o dano econômico", foi vista como "aceitável" a partir de uma data em maio a definir. De acordo com a imprensa alemã, o dia mais provável para que o futebol volte a ser disputado na Alemanha é 21 de maio.

Se confirmado, a Bundesliga será a primeira das grandes ligas europeias a voltar a competir. A França suspendeu definitivamente sua temporada na semana passada, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália aguardam, na melhor das hipóteses, voltar a jogar em junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão de relançar a Bundesliga deve ser confirmada nesta quarta-feira (6) em videoconferência entre a chanceler e os chefes dos governos regionais, que têm a última palavra para autorizar eventos esportivos em seus territórios.

"A retomada das competições deve ser precedida de um confinamento de duas semanas", detalha o projeto de acordo.

300 milhões de euros

A Liga Alemã de Futebol (DFL) defende há algumas semanas esta retomada, vital para a sobrevivência econômica de um setor que emprega na Alemanha 56.000 pessoas.

A DFL apresentou aos poderes públicos um protocolo sanitário severo, baseado na realização de diversos testes de detecção do coronavírus, o que permitiria relançar a competição sem grandes riscos.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, avalia que este protocolo "é coerente e pode servir de modelo para outros esportes".

Caso as últimas nove rodada dos campeonatos da 1ª e 2ª divisão possam ser disputadas, os clubes alemães receberão 300 milhões de euros em direitos de televisão, o que suavizará um pouco o prejuízo financeiro causado pela pandemia, num momento em que uma dezena de clubes das duas principais divisões se encontram à beira da falência, segundo a imprensa alemã.

A DFL convocou para quinta-feira (7) uma assembleia geral por videoconferência. Os representantes dos 36 clubes deverão finalizar o plano de retomada do futebol.

Na tabela, o Bayern de Munique liderava o Campeonato Alemão no momento da suspensão dos jogos, após a 25ª rodada, com quatro pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, e está próximo de conquistar um oitavo título alemão consecutivo.

O plano de saúde da liga alemã se baseia principalmente nos testes de detecção do coronavírus. Todo indivíduo que participar dos treinamentos ou dos jogos será submetido pelo menos uma vez por semana a exames, e obrigatoriamente na véspera das partidas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar