Apesar das zebras, metade das seleções nas quartas da Eurocopa já foram campeãs do torneio

Itália, Espanha, Tchéquia e Dinamarca conquistaram juntas seis títulos do certame

As oitavas de final da Euro 2020 tiveram encerramento nesta terça-feira, 29, com as classificações de Inglaterra e Ucrânia. Assim, as oito seleções qualificadas às quartas de final da competição foram definidas. Na sexta-feira, 2, a Suíça enfrenta a Espanha, enquanto a Bélgica terá a Itália pela frente. Já no sábado, 3, Tchéquia x Dinamarca e Ucrânia x Inglaterra serão os embates.

Mesmo com eliminações precoces de tradicionais equipes, como Alemanha, França e Portugal, metade dos classificados às quartas da Euro 2020 já foram campeões deste certame. Espanha, Itália, Tchéquia e Dinamarca somam seis títulos europeus, três deles conquistados pelos espanhóis, enquanto as outras três seleções somam uma taça cada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Espanha se consagrou campeã em 1964, na segunda edição da Eurocopa, quando o país ibérico sediou o torneio. A "Roja" voltou a conquistar a Europa somente em 2008, contando com a geração de Xavi e Iniesta, que voltou a repetir o feito em 2012. Essa foi a única vez que aconteceu um bicampeonato seguido na Euro. Com três títulos, os espanhóis são os maiores vencedores do certame, juntamente com a Alemanha.

Os espanhóis ainda ficaram com o vice-campeonato em uma oportunidade, no ano de 1984, quando a França foi a vencedora.

Outra seleção que está nas quartas da atual edição da Eurocopa e foi campeã é a Itália. A "Azzurra" levantou a taça uma única vez, em 1968, como país-sede da fase final do campeonato. Os italianos bateram na trave em outras duas edições, em 2000 e em 2012, quando foram derrotados, respectivamente, por França e Espanha.

A Tchéquia, por sua vez, herdou a conquista da antiga Tchecoslováquia, que se desmembrou nos anos 1990 na Eslováquia e na Tchéquia. Este título aconteceu em 1976, em final contra a Alemanha Ocidental, nos pênaltis. Esta disputa de penalidades ficou marcada pela cobrança decisiva de Panenka, que chutou com uma cavadinha e batizou com seu nome o estilo de finalização em pênaltis.

Os tchecos, já como país separado, chegaram em outra final, em 1996, mas perderam para os alemães por 2 a 1, após gol de ouro anotado por Bierhoff na prorrogação.

Já a Dinamarca venceu a Eurocopa em 1992, de forma surpreendente, pois a participação da seleção nórdica só aconteceu devido ao banimento da Iugoslávia, que estava em guerra no momento da disputa do torneio. O título veio após triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha na decisão.

Porém, a outra metade dos qualificados às quartas da Euro 2020 jamais foram campeões. Dentre eles, somente a Bélgica foi finalista, em 1980, quando perdeu para a Alemanha Ocidental. Inglaterra, Ucrânia e Suíça nunca chegaram à decisão da Eurocopa. Os ingleses ainda alcançaram as semifinais em duas oportunidades, em 1968 e em 1996, enquanto ucranianos e suíços não chegaram tão longe neste campeonato.

Confira os jogos das quartas de final da Eurocopa:

Suíça x Espanha. Sexta-feira, 2, às 13 horas, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha - A

Bélgica x Itália. Sexta-feira, 2, às 16 horas, na Arena São Petersburgo, em São Petersburgo, na Rússia - B

Tchéquia x Dinamarca. Sábado, 3, às 13 horas, no Estádio Olímpico de Baku, em Baku, no Azerbaijão - C

Ucrânia x Inglaterra. Sábado, 3, às 16 horas, no Estádio Olímpico de Roma, em Roma, na Itália - D

Semifinais

A x B. Terça-feira, 6, às 16 horas, em Wembley, em Londres, na Inglaterra - E

C x D. Quarta-feira, 7, às 16 horas, em Wembley, em Londres, na Inglaterra - F

Final

E x F. Domingo, 11, às 16 horas, em Wembley, em Londres, na Inglaterra

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Euro 2020 Eurocopa Quartas da Euro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar