Croácia: conheça o jovem país que pode entrar para o rol dos campeões da Copa do Mundo
A atenção internacional está voltada para o país do Leste Europeu que não chegava às semifinais da Copa do Mundo Fifa desde a primeira vez em que participou, há 20 anos
[FOTO1]
Quando a Seleção Brasileira vivia momentos de glória ganhando a sua quarta Copa do Mundo Fifa, em 1994, a Croácia tinha conquistado independência há apenas dois anos. O país é o segundo mais novo a chegar às finais, ficando atrás somente da Tchecoslováquia em 1934. Jogando no mundial há 20 anos, a Croácia investe em esportes, somando pelo menos 120 mil futebolistas registrados. A final contra a França, neste domingo, 15, é a chance do país entrar para a lista de campeões do mundo.
Não é a primeira vez que a seleção croata enfrenta a francesa em uma Copa. Em 1998, após a guerra de independência ter acabado e o país ter reconquistado seus territórios - travando uma richa étnica com a Sérvia desde então - a Federação Internacional de Futebol (Fifa) reconheceu a seleção. Nesta primeira Copa do Mundo, na França, o país conseguiu chegar às semifinais e jogou contra a dona da casa, mas perdeu.
[FOTO3]
Com a classificação do mundial deste ano, a Croácia voltou a receber atenção internacional. Questões da história recente do país, como movimentos nazi-fascistas, vieram à tona com as comemorações de alguns jogadores da seleção fazendo alusão a esses ideais. O país de pouco mais de 4,2 milhões de habitantes ainda avança pouco na discussão sobre minorias e imigrantes.
Renata Pegoretti, que escreve para o blog Brasileiras pelo Mundo, relatou só ter visto um negro na Croácia depois de cinco meses morando no país para fazer um intercâmbio acadêmico. Homossexuais também não eram vistos. Apesar de ter discutido o assunto com uma mulher que fazia trabalho voluntário para ajudar imigrantes quando viajou ao interior do país, Renata afirmou que não era comum ver essas pessoas na capital Zagreb.
[FOTO5]
Para além das questões políticas, a Croácia é conhecida por suas construções históricas e pontos turísticos. A série Game of Thrones, de grande orçamento e produção do canal HBO, já utilizou paisagens croatas para ilustrar cenas. As cidades escolhidas para as filmagens foram Split e Dubrovnik. De Patrimônios Mundiais da Unesco, o país tem sete registrados. Pelo menos 10% do território é composto por parques e reservas ambientais.
[FOTO2]
A Croácia fazia parte dos sete países que compunham a Iugoslávia até a vitória dos movimentos separatistas. Depois da independência, as nações buscam manter a tradição esportiva do antigo território unificado. O amor pelo nado e pelo basquete já rendeu boas classificações nas Jogos Olímpicos Mundiais. Desde a primeira vez que participou, o país acumula 33 medalhas, sendo 11 de ouro.
A atual presidente do país, Kolinda Grabar-Kitarovic, é entusiasta do esporte e foi vista torcendo para a seleção nos estádios da Rússia. Agora, o futebol croata também ganha destaque e mostra que a paixão dos nativos pelo esporte ainda está acesa. Após chegar ao 3º lugar na Copa de 1998, o país não tinha conseguido avançar nos mundiais que se sucederam. Mesmo assim, cerca de 3% da população da Croácia é futebolista registrada. Depois de mais uma boa classificação, a expectativa é de que o interesse pelo futebol aumente e a Croácia tenha mais torcedores e ainda mais atletas.
CONFIRA TAMBÉM: ouça o 6º episódio do FutCast, podcast de Futebol do O POVO
[VIDEO1]
