Participamos do

De desconhecido a estrela: conheça o atacante Roberto Firmino

Natural de Maceió, capital do Alagoas, Roberto Firmino, único nordestino da Seleção Brasileira era até pouco tempo atrás um dos jogadores brasileiros mais desconhecidos entre o grande público. O atacante iniciou sua trajetória como profissional no Figueirense em 2009. No ano seguinte, foi fundamental para o Figueira subir para a Série A, com o time [?]
08:15 | Jun. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Natural de Maceió, capital do Alagoas, Roberto Firmino, único nordestino da Seleção Brasileira era até pouco tempo atrás um dos jogadores brasileiros mais desconhecidos entre o grande público. O atacante iniciou sua trajetória como profissional no Figueirense em 2009. No ano seguinte, foi fundamental para o Figueira subir para a Série A, com o time sendo vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

No dia 1º de janeiro de 2011, a vida do atacante mudaria. O Hoffenheim, da Alemanha pagou quatro milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões na cotação atual) para tirá-lo de Santa Catarina. O mais curioso da negociação é que o olheiro do clube alemão descobriu Roberto Firmino pelo Football Manager, um jogo que permite a atuação de alguém como manager de uma equipe de futebol.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos gramados alemães, Firmino se destacou, com 153 jogos e 49 gols. No Campeonato Alemão da temporada 2013-14, anotou 16 tentou, e deu 12 assistências, e foi eleito a revelação do torneio naquela edição. O excelente desempenho na equipe chamou a atenção do técnico Dunga, que o convocou pela primeira vez para vestir a Amarelinha em 2014. Além disso, o Liverpool gastou 41 milhões de euros (cerca de R$ 142 milhões) para contratá-lo um ano depois.

Na terra dos Beatles, o alagoano se encaixou muito bem no esquema de Jurgen Klopp, virando titular incontestável logo de cara. Depois da saída de Philippe Coutinho do time inglês para o Barcelona, Firmino, junto com Salah e Mané formaram um trio de ataque poderoso. Na última temporada foram 54 jogos e 27 gols, sendo 10 deles na Liga dos Campeões, competição em que os Reds ficaram com o vice-campeonato, perdendo para o Real Madrid.

Entretanto, ainda não conseguiu ser um grande destaque na Seleção. 2015 foi o ano em que mais jogou, 9 partidas e três gols marcados, participando da campanha medíocre na Copa América, que resultou na eliminação precoce para o Paraguai, nos pênaltis, ainda nas quartas de final

No momento, Roberto Firmino é o reserva imediato de Gabriel Jesus. No entanto, os excelentes números fazem com que o atacante possa ser titular na vaga do atacante do Manchester City. Do anonimato, o atleta é uma das grandes estrelas e esperança para o Brasil de Tite vencer a Copa do Mundo na Rússia.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente