Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: uniformes que entraram para história dos mundiais

15:00 | Jun. 02, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Faltam 13 dias para a Copa do Mundo 
 
Alguns uniformes de seleções não saem da cabeça do torcedor. Seja pelo valor histórico ou sentimental, as peças se tornam em certo casos verdadeiros amuletos de sorte.

Confira uma lista de uniformes que entraram para a história das Copas do Mundo:

[FOTO3]
Alemanha 1938

À beira da Segunda Guerra Mundial, a seleção alemã chegou para a Copa do Mundo da França, em 1938, com uma suástica gravada no peito do uniforme.

Líder do regime nazista alemão, Adolf Hitler queria fazer da competição um meio de propaganda nazista, só que a seleção foi eliminada na primeira rodada do torneio em um dos maiores vexames dos Mundiais.
 
[FOTO1] 
 
Brasil 1950

A Copa do Mundo no Brasil, em 1950, ficou na memória dos brasileiros como o primeiro grande fracasso do futebol nacional. Após derrota por 2 a 1 para o Uruguai, a Seleção perdeu a chance de ser campeã perante 200 mil torcedores no Maracanã.

Daquele dia em diante, as cores do uniforme do Brasil mudaram. Saíram o branco e o azul e chegaram o verde e amarelo. Depois de 1950, o uniforme branco ganhou status de azarado.
 
[FOTO2] 
 
Croácia 1998

Na Copa do Mundo da França, em 1998, pudemos ver pela primeira vez em mundiais um dos mais notórios e diferentes uniformes do futebol.

A campanha histórica do time croata comandado pelo atacante Suker, artilheiro da Copa, fez com que aquele time ficasse na história da competição ao arrancar o terceiro lugar.
 
[FOTO4]
 
Costa Rica 1990

A Costa Rica resolveu inovar na Copa do Mundo de 1990, na Itália, e usou um uniforme alvinegro, o que foge ao tradicional já que as cores da bandeira do país são o vermelho, azul e branco.

Algumas teorias foram formuladas sobre isso. A principal, dava conta de que seria uma homenagem para o La Liberdad, um dos times mais antigos do país caribenho que completava 75 anos em 1990. A outra teoria diz que o uniforme alvinegro seria para criar uma identidade com o Juventus-ITA, time com o maior número de títulos italianos.
 
[FOTO5] 
Alemanha 2014

Outro uniforme que seria uma homenagem é a camisa rubro-negra usada pela seleção alemã na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

Curiosamente, a seleçao alemã só jogou uma vez no Rio de Janeiro e não usou o dito uniforme que ficou eternizado na mente dos brasileiros por ter sido usado no massacre dos 7 a 1 contra o Brasil.
 
[FOTO8]
Nigéria 2018 
 
A Copa do Mundo da Rússia ainda nem começou, mas um uniforme já entra para a história. As camisas que serão usadas pela Nigéria se tornaram um fenômeno comercial. Segundo a federação nigeriana, a camisa principal foi encomendada por cerca de 3 milhões de pessoas ao redor do mundo.
 
Os africanos homenageiam o time que ficou conhecido como Super Águias da Copa de 1994, a primeira participação do país em Copas. 
 
[FOTO6]
Holanda laranja?

Dúvida cruel: por que a Holanda usa laranja se as cores da bandeira do país é vermelho, azul e branco? A cor do uniforme é homenagem às cores da dinastia reinante, os Orange-Nassau.

O nome oficial da confederação holandesa é Federação Real de Futebol dos Países Baixos.
 
[FOTO7] 
Itália azul?

Desde 1922, a seleção italiana usa a cor azul nos uniformes principais. Isso se deve por essa ser a cor da casa real de Sabóia.

A cor não foi alterada desde 1938, quando a Itália usou um uniforme preto por ordens de Benito Mussolini.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente