Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: azar dos melhores jogadores do mundo? Entenda

16:08 | Jun. 09, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Faltam 5 dias para a Copa do Mundo
 
Desde que a Fifa passou a premiar o melhor jogador do ano, em 1991, os agraciados começaram a ter certo azar quando chegam com essa "pompa" na principal competição do mundo.

Confira a lista de craques que chegaram à Copa do Mundo com essa credencial, mas não conseguiram tanto destaque quanto no ano em que foram premiados.
 
 
[FOTO1]
Baggio 1994

"O pênalti da final da Copa do Mundo de 1994 ainda me assombra", disse o craque em entrevista. Com essa fala o artilheiro Roberto Baggio define como foi sua participação na competição, apesar de ter marcado cinco vezes e ser peça fundamental.

Se grandes jogadores vencem o Mundial, o mesmo pode se dizer dos perdedores. Contudo, quando o erro do melhor jogador do mundo é crucial para a derrota, vemos o quão sinistra é a máxima: nenhum dos melhores jogadores do mundo da Fifa foram campeões. Baggio, apesar de chegar à final, é lembrado por isolar o pênalti decisivo. Melhor para o Brasil!
 
 
[FOTO2]
Ronaldo 1998

É verdade que Ronaldo fez um grande Mundial - tanto que foi escolhido como o melhor jogador da Copa - e o Brasil chegava à final com plenas chances de ser campeão. Mas, para valer a máxima sinistra, o Fenômeno teve uma convulsão e sua participação na final ficou em dúvida.

O atacante jogou na raça, mas não foi o bastante. A França goleou o Brasil na final com placar mais elástico da história. 3 a 0 para os franceses, que conquistaram seu primeiro mundial.
 
 
[FOTO3]
Figo 2002

O craque português teria a difícil missão de tentar "carregar o time nas costas" o mais longe possível na competição, mas nem o mais pessimista dos torcedores imaginaria ver o melhor jogador do mundo se despedir do Mundial na primeira fase.

Luis Figo realizou a pior campanha de todos os melhores jogadores do mundo da lista. Não marcou nenhum gol e viu Portugal ser eliminada com duas derrotas e uma vitória.
 
 
[FOTO4]
Ronaldinho 2006

A Seleção Brasileira chegava muito badalada à Copa do Mundo de 2006. Na lista de convocados, além de Ronaldinho, melhor do mundo à época, havia Ronaldo, vencedor do prêmio três vezes antes.

Mas o currículo dos atletas não importou e o Brasil foi eliminado num Mundial de atuação apagada de Ronaldinho, que não marcou gols no torneio.
 
 
[FOTO5]
Messi 2010

Messi fez uma temporada genial no Barcelona e chegava à Copa do Mundo na África do Sul confiante. Em 2009, o baixinho argentino havia se tornado o jogador mais jovem a vencer o prêmio de melhor do mundo, aos 22 anos.

Mas o que começou com grandes expectativas acabou com uma enorme decepção... e humilhação. A Argentina foi eliminada sofrendo uma goleada de 4 a 0 nas quartas de final. Messi se despediu da Copa sem marcar gols.
 
 
[FOTO6] 
Cristiano Ronaldo 2014

CR7 chegou ao Brasil com problemas no joelho confirmados pelo próprio atleta. Seu desempenho na Copa do Mundo no Brasil passou longe do explendor no Real Madrid, onde havia conquistado a Liga dos Campeões sendo o artilheiro da competição com recorde de gols marcados em uma só edição (17). 

Ronaldo terminou a Copa eliminado na primeira fase. Ele marcou apenas um gol na competição. Esse gol valeu o recorde individual para CR7, que se tornou o único português a marcar em três Mundiais concecutivos.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente