Participamos do

Curiosidades da Copa do Mundo: o primeiro Mundial de futebol da Fifa foi no Uruguai, em 1930

17:52 | Mai. 27, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Faltam 18 dias para a Copa do Mundo 
[FOTO1]O primeiro campeonato mundial de futebol organizado pela Fifa foi disputado em 1930 em solo uruguaio. A escolha foi feita pois o Uruguai comemorava o centenário de sua primeira constituição. Os uruguaios (apelidados por Celeste Olímpica) tinham o melhor time de futebol da época, chegando na Copa do Mundo como time bicampeão olímpico.
 
 
Mas havia uma diferença básica: na Olimpíada só eram permitidos jogadores amadores, já na Copa jogadores profissionais poderiam disputar a competição. Ao todo, 13 seleções participaram da primeira Copa  do Mundo. Só equipes de dois continentes foram representadas: Europa e América, sendo quatro européias e nove do continente americano.
 
[FOTO2] 
 
Os jogos foram disputados na capital, Montevidéo, em três estádios diferentes. O Uruguai jogou a final contra a rival Argentina e não decepcionou o público que lotou os 65.235 lugares do Estádio Centenário - construído para a Copa - e venceu a final por 4 a 2, se tornando assim o primeiro campeão do mundo da Fifa.

O Brasil teve participação discreta sendo eliminado na primeira fase do torneio, somando uma vitória (4 a 0 sobre a Bolívia) e uma derrota (2 a 1 para a Iuguslávia).
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente