Ceará e Fortaleza avançaram ao mata-mata do Nordestão em todas edições que participaram desde 2014

Entre 2019 e 2023, pelo menos um representante cearense disputou a final da Copa do Nordeste, sendo dois títulos conquistados pelo Vovô e dois pelo Leão

Com os resultados da oitava rodada, Ceará e Fortaleza confirmaram nesta quarta-feira, 27, a classificação ao mata-mata da Copa do Nordeste. A dupla cearense, inclusive, nunca foi eliminada na fase de grupos desde que a competição regional voltou a ser disputada, em 2014, considerando as edições em que estiveram presentes.

Nos últimos cinco anos, inclusive, o futebol cearense se consolidou como o estado mais relevante do Nordestão. Neste período, de 2019 até 2023, pelo menos um dos dois times locais, Ceará ou Fortaleza, disputaram a final. O Vovô, em três ocasiões, levantou duas taças, enquanto o Leão, nas duas decisões que disputou, venceu ambas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A única exceção aconteceu na temporada de 2021, quando o Bahia superou o Ceará na final. O Alvinegro de Porangabuçu, tricampeão — também venceu em 2015 —, é o maior vencedor do certame regional desde 2014. Fortaleza e o Esquadrão aparecem logo atrás no ranking, ambos com dois títulos.

De 2014 até então, a dupla cearense ficou de fora da “Lampions” em três ocasiões. Em 2014 e 2018, o Fortaleza não participou. Já o Ceará foi ausência na edição de 2017. Em todas as outras que estiveram presentes, Leão e Vovô avançaram ao mata-mata como líder ou vice-líder de suas respectivas chaves.

Na atual edição, o Ceará avançou como quarto do Grupo A e enfrentará o Sport em Pernambuco, em jogo único e reedição da final de 2023. O Fortaleza, por outro lado, encara o Altos-PI na Arena Castelão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar