Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros acreditam no hexa da seleção na Copa do Catar

Edição de 2022 do maior evento de futebol do mundo acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Os dados são da agência Apoema e do jornal Estadão

Os brasileiros seguem otimistas para o sexto título mundial da seleção brasileira. Pesquisa realizada pela Apoema mostra que 71% deles acreditam que o Brasil conquistará o hexa na Copa do Mundo do Catar. A edição de 2022 do maior evento de futebol do mundo acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

O jornal Estadão teve acesso aos dados e realizou entrevistas com torcedores em relação à seleção brasileira e à maior competição de futebol do planeta. A Apoema é uma agência especializada em pesquisas humanizadas para grandes empresas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o estudo, 55% dos torcedores nunca foram ao estádio, mas sonham em acompanhar in loco uma Copa do Mundo. O levantamento mostra que os brasileiros estudam, analisam e debatem sobre a equipe comandada por Tite. Destes torcedores, 62% afirmam que acompanham e sempre vão acompanhar o time nacional em todas as competições. Por outro lado, 48% dos torcedores relatam se sentirem distantes da seleção devido ao fato de ser formada majoritariamente por atletas que atuam na Europa.

Outro dado interessante é que os brasileiros preferem o ambiente residencial para acompanhar aos jogos. Cerca de 91% dos brasileiros curtem assistir aos duelos no conforto do próprio lar, com familiares e amigos. Além disso, 29% organizam a casa para deixá-la mais confortável para o evento. Nesse aspecto, 42% dos entrevistados confirmaram que a relação com o futebol começou a ser construída no ambiente familiar e 32% dizem que, no período de Copa do Mundo, gostam de se reunir para torcer em grupos. Em dias de partidas do Brasil, muitas empresas reduzem a carga horária dos funcionários. De acordo com a pesquisa, 30% dos torcedores gostam do evento em razão dessa quebra da rotina.

Os pesquisadores ouviram mil torcedores em um período de cinco meses. Foram quatro etapas, incluindo dados secundários, análise sócio-histórica, pesquisa quantitativa com 40 perguntas. O estudo contou ainda com a fase qualitativa, em que foram entrevistadas 13 torcedores em diferentes cidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

copa do mundo catar 2022 brasil seleção brasileira seleção brasileira rumo ao hexa seleção brasileira pentacampeã

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar