Testes para a Copa do Mundo 2022: quem se destacou nos amistosos do Brasil

Amistosos contra Coreia do Sul e Japão encerram mais uma fase de preparação do Brasil para a Copa do Mundo do Catar

09:54 | Jun. 07, 2022

Jogadores da Seleção Brasileira antes da partida contra a Coreia do Sul (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira encerrou mais uma fase da preparação para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada a partir de novembro no Catar. Na manhã de segunda-feira, 6, a Canarinho derrotou o Japão por 1 a 0, em amistoso realizado no Estádio Nacional em Tóquio, no Japão. O jogo marcou o fim da data Fifa de junho para o Brasil. O Esportes O POVO avalia quem são os atletas que se destacaram nas partidas preparatórias para o Mundial.

No duelo diante dos japoneses, Neymar foi quem teve a melhor atuação. O craque brasileiro, além de marcar o gol da vitória, ditou o ritmo da amarelinha. Ele deixou a ponta esquerda para atuar pelo meio, como armador, ou melhor, um “camisa 10”. O atacante comandou as ações ofensivas da equipe de Tite.

Quem também teve destaque contra o Japão foi o volante Casemiro. Classificado como “cão de guarda”, o atleta do Real Madrid mostrou que é muito mais do que apenas um jogador defensivo. Além de se aventurar no ataque em jogadas aéreas, como de costume, ele também ajudou na distribuição de jogo ao acertar bons lançamentos na direção do ataque.

Apesar de iniciar o jogo no banco de reservas e atuar por poucos minutos, Richarlison soube aproveitar o tempo em campo. A entrada do camisa 9 deu outra dinâmica ao ataque da amarelinha, ajudando assim a tirar o zero a zero do placar. Ele, inclusive, foi quem sofreu o pênalti para Neymar converter e garantir a vitória do Brasil.

Coreia do Sul x Brasil

Na última quinta-feira, 2, o Brasil entrou em campo para enfrentar a Coreia do Sul, também em amistoso, no Estádio Sang-am, em Seul. Neste jogo, os brasileiros tiveram maior facilidade para chegar ao ataque e golearam o adversário por 5 a 1.

Como já é de praxe, Neymar foi uma das principais peças da partida. Jogando aberto pela esquerda, o camisa 10 relembrou os tempos de Barcelona e marcou dois gols em duas cobranças de pênaltis.

O destaque também fica para os contestados Alex Sandro e Gabriel Jesus. O lateral-esquerdo, criticado por ser pouco incisivo no ataque, mostrou que também é uma boa alternativa ofensiva. Ele participou da jogada do primeiro gol, além de sofrer os dois pênaltis convertidos por Neymar.

Já Gabriel Jesus conseguiu encerrar um longo jejum de 19 jogos sem marcar um gol sequer na Seleção Brasileira. O atacante do Manchester City entrou em campo no segundo tempo e marcou o quinto e último tento da partida após fazer fila na defesa coreana.

“Eu acredito em sorte, mas nesse caso não. Eu trabalho bastante, quieto. Sempre trabalhei quieto, nunca fui de retrucar, responder elogio ou crítica. Nesse caso foi mais trabalho que sorte”, disse Jesus em zona mista após o jogo.