Irã vence Iraque por 1 a 0 e se classifica para a Copa do Mundo do Catar

Com gol de Taremi, seleção iraniana garante vaga no terceiro Mundial consecutivo e é a 14ª equipe a carimbar presença no Catar

O Irã se classificou para a sexta Copa do Mundo de sua história, a terceira consecutiva, após a vitória sobre o Iraque, por 1 a 0, nesta quinta-feira, 27, em Teerã, em partida do grupo A das Eliminatórias da zona asiática.

A seleção iraniana é a décima quarta a garantir sua vaga para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro, e a segunda da Ásia a conquistá-la, depois do próprio Catar, classificado diretamente por ser o país-sede.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Irã se mostrou muito forte no grupo A, com seis vitórias em sete jogos e é matematicamente certo que termine em uma das duas primeiras posições classificatórias, faltando três rodadas para o fim.

No Catar, no final deste ano, tentarão superar pela primeira vez a primeira fase de uma Copa do Mundo após cinco tentativas frustradas em suas participações anteriores, em 1978, 1998, 2006, 2014 e 2018.

O Irã, invicto desde que o croata Dragan Skocic assumiu o comando em fevereiro de 2020, tendo onze vitórias e um empate, venceu nesta quinta-feira graças a um gol do atacante do Porto, Mehdi Taremi, logo após o intervalo, aos 48 minutos de jogo.

"Estamos felizes, vamos para a Copa do Mundo", gritavam os torcedores ao deixar o estádio. "É nossa equipe, são nossos leões", acrescentaram.

Pela primeira vez em quase três anos, as mulheres puderam assistir a esta partida nas arquibancadas do estádio.

Há quatro décadas, a República Islâmica tem geralmente proibido as torcedoras de entrar nos estádios, especialmente para partidas de futebol. Os religiosos, que desempenham um papel preponderante neste país muçulmano, defendem que as mulheres devem ser protegidas da atmosfera masculina e da visão de homens parcialmente despidos.

Em setembro de 2019, a Fifa, a entidade que comanda o futebol mundial, havia dito ao Irã que deveria permitir o acesso irrestrito das mulheres aos estádios. Um mês depois, elas puderam assistir ao duelo entre Irã e Camboja, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no estádio Azadi, em Teerã.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

irã iraque seleções copa do mundo copa 2022 copa do catar classificação irã x iraque eliminatórias ásia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar