Copa Intercontinental 2024: entenda formato do antigo Mundial de Clubes

Novo formato da Copa Intercontinental 2024 reúne campeões de seis confederações para disputas inter-regionais; entenda tudo sobre torneio

A Copa Intercontinental 2024 traz um modelo reformulado que integra os campeões de seis confederações: África, Ásia, Oceania, Europa, América do Sul e América do Norte e Central.

Copa Intercontinental 2024 ao vivo: SAIBA como assistir online

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A competição começa com a Copa África-Ásia-Pacífico, disputada pelos campeões da AFC Champions League, OFC Champions League e CAF Champions League. Neste campeonato, o Al Ahly, do Egito, superou o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, por 3 a 0.

Copa Intercontinental 2024: confira as principais etapas do torneio

Copa África-Ásia-Pacífico: O torneio inicial reúne os campeões das confederações africana, asiática e oceânica. O Al Ahly venceu e garantiu vaga na próxima etapa.

Clássico das Américas: Em jogo único, os campeões da Concacaf (Pachuca) e da Conmebol Libertadores (Botafogo) se enfrentam no Catar.

Copa Challenger: O campeão do Clássico das Américas enfrentará o vencedor da disputa África-Ásia-Pacífico, também em jogo único, valendo uma vaga na final.

Final da Copa Intercontinental: O campeão da Uefa Champions League (Real Madrid, em 2024) enfrenta o vencedor da Copa Challenger para definir o campeão mundial anual.

Copa Intercontinental 2024: Catar como anfitrião das fases decisivas

O Catar, assim como na Copa do Mundo de 2022, foi escolhido como país-sede dos jogos finais. As partidas de maior destaque (Clássico das Américas, Copa Challenger e Final) ocorrerão no Estádio 974, em Doha, entre 11 e 18 de dezembro.

Intercontinental, o antigo Mundial de Clubes

O formato reimaginado é parte de uma estratégia maior da Fifa, liderada por Gianni Infantino, para globalizar o futebol de clubes e criar mais oportunidades competitivas. A Copa Intercontinental servirá como ponte para o novo Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos, a partir de 2025.

Desde sua criação, em 2000, o Mundial de Clubes substituiu a antiga Copa Intercontinental (1960-2004). Contudo, em 2017, a Fifa reconheceu os vencedores da competição pré-2005 como campeões mundiais.

Real Madrid trabalha para ter Vini Jr antes da decisão da Copa Intercontinental; CONFIRA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar