Flamengo: final da Libertadores 2022; como time chegou à decisão?
Vice-campeão na temporada passada, Flamengo busca seu terceiro título da Libertadores da América; veja trajetória e retrospecto do time na edição 2022
Embalado pelo título recente da Copa do Brasil, o Flamengo quer aumentar o número de Libertadores em sua sala de troféus. Com dois títulos em sua galeria, a equipe carioca enfrenta o Athletico-PR neste sábado, 29, às 17 horas (horário de Brasília), em Guayaquil, no Equador.
O confronto é decidido em partida única, formato definido pela Conmebol a partir de 2019. Desde então, apenas equipes brasileiras conquistaram o título.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta temporada, teremos novamente uma final entre equipes do Brasil. Em caso de empate, o jogo segue para a prorrogação. Persistindo a igualdade, penalidades.
O Flamengo segue invicto nesta edição da Libertadores. O rubro-negro soma 12 partidas, com 11 vitórias e um empate.
Libertadores: os maiores campeões; quem mais ganhou? VEJA lista
Trajetória: como o Flamengo chegou à final da Libertadores 2022
Segundo colocado do Brasileirão 2021, o Flamengo garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores desse ano. O sorteio colocou a equipe no Grupo H, juntamente com Talleres-ARG, Universidad Católica-CHI e Sporting Cristal-PER.
A estreia aconteceu fora de casa, contra o Sporting Cristal, em Lima. O time carioca venceu por 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e Matheuzinho. Na segunda rodada, o destaque foi Éverton Ribeiro, que balançou as redes duas vezes no triunfo por 3 a 1 diante do Talleres.
Na terceira rodada, a equipe venceu a Universidad Católica no Chile. Gabriel Barbosa marcou dois gols na vitória por 3 a 2. No início do returno, empate em 2 a 2 com o Talleres, fora de casa.
Em seguida, outra vitória contra os chilenos, desta vez por 3 a 0. No último jogo, bateu o Sporting Cristal por 2 a 1, no Maracanã.
Flamengo na Libertadores: Sai Paulo Sousa, entra Dorival Júnior
Após derrotas para Fortaleza e Bragantino, pelo Brasileirão, o Flamengo decidiu pela demissão do português Paulo Sousa. A diretoria rubro-negra contratou Dorival Júnior, que estava no Ceará.
O primeiro desafio na fase eliminatória foi o Tolima-COL. Fora de casa, triunfo por 1 a 0. Na volta, goleada por 7 a 1, com destaque para Pedro, autor de quatro gols.
Nas quartas de final, o Flamengo eliminou o Corinthians. Na capital paulista, Arrascaeta e Gabriel Barbosa anotaram os gols da vitória por 2 a 0. no Maracanã, Pedro garantiu a classificação por 1 a 0.
Na semifinal o adversário foi o Vélez Sarsfield-ARG. O time rubro-negro resolveu a situação no primeiro jogo, goleando por 4 a 0. Pedro anotou três gols na partida.
No segundo duelo, no Rio de Janeiro, triunfo por 2 a 1. O atacante Pedro chega à final da Libertadores como o artilheiro desta edição, com 12 gols anotados.
Final da Libertadores 2022: VEJA quanto ganha o campeão
Flamengo na Libertadores: a terceira final em jogo único
A Conmebol modificou o formato da final da Libertadores em 2019. Desde então, a decisão vem acontecendo em jogo único e em campo neutro. Esta será a terceira final disputada pelo Flamengo.
Em 2019, venceu o River Plate-ARG de virada, por 2 a 1, com Gabriel Barbosa marcando os dois gols na reta final do jogo, que aconteceu no Estádio Monumental, em Lima-PER. Em 2021, no Centenário de Montevidéu, derrota para o Palmeiras na prorrogação.