Como Ceará e Fortaleza podem terminar a 28ª rodada; veja cenários
Após período prolongado de preparação, Ceará e Fortaleza voltam a campo nesta quarta-feira, 28, pelo Brasileirão. Os dois clubes cearenses podem terminar a rodada distantes da zona de rebaixamento e próximos das vagas para Sul-Americana.
Empatados na tabela de classificação, Ceará e Fortaleza entram em campo nesta quarta-feira, 28, ambos às 19 horas. As duas equipes possuem o objetivo de se distanciar da zona de rebaixamento e entrar de vez na disputa por vagas na Sul-Americana. Os rivais cearenses terão desafios distintos e querem terminar a 28ª rodada no melhor cenário possível. Para isso, só a vitória interessa.
O Ceará encara o Coritiba, no estádio Couto Pereira. O duelo é um confronto direto, pois o Alvinegro tem 31 pontos e o Coxa possui 28. O Fortaleza recebe, na Arena Castelão, o Flamengo, com garantia de bom público. O Leão também soma 31 pontos, enquanto que o adversário ostenta 45 e briga na parte de cima da tabela.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para a partida contra o Flamengo, o Fortaleza, atual 14º colocado, não contará com o atacante Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem terá mais problemas para montar a equipe é Lucho González. O Ceará, que está em 15º, não terá Luiz Otávio, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda e Zé Roberto, todos suspensos.
Os cenários
O Avaí, 17º colocado que abre a zona de rebaixamento com 28 pontos, já jogou nesta rodada, perdendo para o São Paulo por 4 a 0 no domingo, 25. Desta forma, em caso de vitórias cearenses, Fortaleza e Ceará podem abrir seis pontos de vantagem para o grupo dos quatro últimos. Neste cenário, mesmo com uma vitória do Cuiabá, que chegaria a 30 pontos, o Coritiba é quem entraria no Z-4.
Em caso de empates, a situação ficaria estagnada para os rivais cearenses. A diferença do Ceará para o Coritiba se manteria em três pontos, aumentando para quatro a distância para o Avaí. A mesma situação se aplicaria ao Fortaleza, que também chegaria a 32 pontos se empatar com o Flamengo. Uma vitória do Cuiabá colocaria o time do Mato Grosso fora da zona e próximo do Alvinegro e do Tricolor.
No pior cenário, com derrota dos times cearenses, o Coritiba empataria em pontos com ambos, superando o Ceará em número de vitórias. A distância para o Z-4 poderia ser apenas de um ponto dependendo do resultado do Cuiabá.
Sul-Americana
Botafogo, Santos e Bragantino estão com 34 pontos. Ceará e Fortaleza, além de vencerem seus jogos, têm que torcer por derrotas destes três concorrentes. O Glorioso encara o Goiás, fora de casa, o Peixe recebe o Athletico/PR, e o Massa Bruta joga contra o Internacional, no Beira-Rio.
Melhor cenário: vitórias de Ceará e Fortaleza, tropeço do Cuiabá e derrotas de Botafogo, Santos e Bragantino. Os times cearenses chegariam aos 34 pontos, empatando na pontuação com os concorrentes por vaga na Sul-Americana e abrindo seis de vantagem para o Z-4.