Ipespe torcida cearense: Ceará e Fortaleza lideram na RMF; Flamengo domina no Interior

Pesquisa encomendada pelo O POVO aponta preferência dos torcedores residentes do Estado por clubes de futebol. Levantamento foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro

A pesquisa Ipespe sobre a preferência dos cearenses (que vivem no Estado) por times de futebol, divulgada nesta terça-feira, 20, pelo O POVO, mostrou um empate técnico entre Flamengo e Ceará na primeira posição; e logo atrás o Fortaleza, tecnicamente empatado com o Vovô, devido à margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos.

Os três clubes dominam o ranking de torcidas entre os residentes no Ceará, já que os demais times citados ficaram abaixo dos 5%. Quando se divide o público entrevistado entre moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e os do interior do Estado, é possível notar uma separação mais definida entre os dois gigantes cearenses e o Flamengo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Ipespe torcida cearense: Flamengo tem 19,9%, Ceará 15,7% e Fortaleza 12,8%

A pesquisa mostra que Ceará e Fortaleza são mais queridos na RMF, enquanto o Flamengo é o preferido dos residentes do interior entre as pessoas que torcem algum time de futebol no Estado. Na Capital e cidades mais próximas, inclusive, os rivais cearenses juntos superam até o número de pessoas que afirmaram não torcer para nenhuma equipe (33,9%).

Na RMF, 38,2% dos moradores torcem para Vovô ou Leão. De maneira individual, o Ceará apresenta percentual de 21,1% e o Fortaleza 17,1%, tecnicamente empatados na margem de erro. O Rubro-Negro Carioca foi apontado por 14,1% deste grupo, estando tecnicamente empatado com o Tricolor, mas não com o Alvinegro.

O domínio de Ceará e Fortaleza na RMF fica ainda mais acentuado se não considerarmos os 33,9% que disseram não torcer para clube algum. Nesse caso, a dupla que disputa o Clássico-Rei salta para 57,7% da preferência dos torcedores da Capital e adjacências.

Flamengo domina preferência do torcedor no Interior

A presença do Flamengo continua forte no interior do Estado. Sozinho, o Rubro-Negro detém 24,5% da preferência desse grupo, percentual que não é alcançado nem mesmo pela junção dos índices de Vovô e Leão juntos (20,9%), apesar da margem de erro assegurar empate técnico nesta situação.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Ipespe: quase 34% dos cearenses não torcem para time nenhum

Quando a disputa do Rubro-Negro com Ceará e Fortaleza é individual, há uma disparidade, já que o Alvinegro possui 11,4% da preferência dos interioranos e o Tricolor somente 9,5%.

Apesar da hegemonia do Flamengo no interior, os rubro-negros não superam a quantidade de pessoas moradoras da região que afirmam não torcer para nenhum clube (33,8%), diferentemente do que acontece na RMF.

Ao levar em consideração apenas os torcedores que moram no interior, o Rubro-Negro tem 37% da preferência do público deste grupo, frente a 31,6% que torcem para Ceará ou Fortaleza. Significa um empate técnico no limite da margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-06344/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04596/2022. Mil pessoas foram ouvidas, a partir dos 16 anos, com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução e renda. As entrevistas foram via telefone através do sistema Cati Ipespe.

Ranking da torcida cearense na RMF

Ceará - 21,1%
Fortaleza - 17,1%
Flamengo - 14,1%
Corinthians - 4,3%
Palmeiras - 2,7%
São Paulo - 2%
Ferroviário - 1,8%
Vasco - 1,8%
Outros clubes - 1,1%

Ranking da torcida cearense no Interior

Flamengo 24,5%
Ceará - 11,4%
Fortaleza - 9,5%
Palmeiras - 5,4%
Corinthians - 4,8%
São Paulo - 4,3%
Vasco - 3,9%
Outros clubes - 2,3%

Colaborou Thiago Minhoca

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club fortaleza esporte clube maior torcida estado do ceará torcida ceará torcida flamengo torcida fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar