Fase preliminar da Copa do Nordeste causa "queda de braço" entre CBF e Federações
Confederação quer o torneio todo realizado em 2023 e diminuição no número de participantes, enquanto as federações do Nordeste pedem manutenção do formato da edição 2022
A CBF deve confirmar as datas e moldes da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2023 no início de setembro. Nos bastidores, há uma queda de braço entre a Confederação e as federações da região quanto a alguns pontos.
O primeiro é sobre quando o “pré-Nordestão” deve acontecer. A CBF quer levar as preliminares do torneio para 2023, enquanto as federações do Nordeste querem a disputa ainda em 2022. Outro ponto de divergência está na quantidade de participantes desta etapa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Enquanto as federações querem a manutenção do que foi feito na edição 2022, com 24 times disputando quatro vagas para a fase de grupos do torneio — os jogos foram disputados no ano anterior —, a CBF quer a redução da fase preliminar para apenas oito clubes. O argumento está no calendário do futebol brasileiro, principalmente porque a Confederação quer que a etapa aconteça em 2023.
As instituições locais não concordam com a mudança, uma vez que os clubes que vão disputar o “pré-Nordestão” já estão definidos, portanto, entendem que seria injusto tirar deles o direito de participar. Uma opção sugerida é que as partidas sejam disputadas somente em ida, devido ao calendário apertado no restante da temporada 2022, por causa da Copa do Mundo no Catar. A CBF ainda não respondeu.
Cinco times cearenses vão disputar a edição 2023 da Copa do Nordeste. Na fase de grupos estão Fortaleza e Ceará, enquanto na Ferroviário, Floresta e Caucaia vão lutar por uma das quatro vagas não preenchidas entre as chaves.
Com direitos de transmissão vendidos até 2025, a Copa do Nordeste tem pelo menos mais cinco anos garantidos, em acordo da Liga do Nordeste com a CBF. O acerto da manutenção da competição já existe, mas a mentora do futebol brasileiro quer mudar algumas cláusulas no novo contrato.