China se prepara para infecções de Covid-19 durante Jogos Olímpicos de Inverno

Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim acontecem entre o dia 4 e 20 de fevereiro, em 2022, com dois hospitais habilitados para atender os atletas que testarem positivo

As autoridades chinesas afirmaram nesta quinta-feira, 23, que estão preparadas para enfrentar focos de contágios de covid-19 durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que acontecem entre o dia 4 e 20 de fevereiro, em 2022, com dois hospitais habilitados para atender os atletas que testarem positivo.

"Com certeza haverá infecções e é possível que aconteça um foco de contágios em pequena escala", declarou Huang Chun, diretor responsável por controlar a propagação do vírus durante o evento olímpico na capital chinesa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele disse que o evento representa "um risco muito elevado de transmissão".

"Haverá um certo número de casos positivos", declarou outra diretora do comitê organizador, Han Zirong.

A China adota desde o ano passado a estratégia "zero covid": restrições rígidas nas fronteiras, confinamentos localizados, longas quarentenas e rastreamento da população.

Apenas um caso pode provocar testes em larga escala ou inclusive confinamentos.

Desta maneira, o país conseguiu manter as taxas de infecção a níveis reduzidos.

A China reforçou medidas que já eram rígidas ante a previsão de chegada de milhares de atletas estrangeiros para os Jogos Olímpicos. A capital Pequim exige testes negativos do vírus para todos os visitantes e limita os voos procedentes de outras cidades.

Além da vacinação obrigatória antes de desembarcar na China, todos os atletas serão testados com frequência.

Os atletas com resultado positivo para covid-19 não serão autorizados a participar nos Jogos.

Os pacientes assintomáticos permanecerão em quarentena no país, enquanto as pessoas com sintomas serão enviadas para dois hospitais de Pequim e de Zhangjiakou, informou Huang Chun.

"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno devem aplicar de maneira estrita os princípios e as exigências do governo em termos de prevenção e de controle do vírus", insistiu Han Zirong.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Coronavírus no esporte Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim China Jogos Olímpicos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar