CBF libera visitantes em jogos e Clássico-Rei poderá ter as duas torcidas; Sesa não se opõe

Diretorias de Fortaleza e Ceará vão deliberar sobre o assunto, mas pela Secretaria de Saúde, liberação da CBF pode ser acatada, desde que os mesmos protocolos vigentes sejam aplicados para o grupo de torcedores visitantes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o protocolo que desenvolveu para o retorno do público aos estádios, para jogos de competições promovidas por ela. A principal mudança foi a liberação da presença de torcida visitante nas partidas de futebol. O duelo entre Fluminense e Flamengo, marcado para sábado pela Série A, já será realizado com duas torcidas.

A autorização está presente no critério 2 do documento, mais especificamente na letra F, apesar do texto deixar claro que se as autoridades sanitárias locais (de cada Estado) forem contrárias à determinação, ela não será aplicada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em resposta ao O POVO, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) disse que “a decisão de liberar venda de ingresso para torcida visitante é do clube que promove o jogo e é responsável pela operacionalização do evento”, ou seja, não se opõe à presença de torcida visitante, desde que esse grupo seja submetido ao protocolo vigente para jogo de futebol no Estado do Ceará.

A ressalva já é feita pela própria CBF, no protocolo de retorno do público. A mentora do futebol brasileiro também determina que os preços dos ingressos para a torcida adversária e a carga disponibilizada tem que obedecer às regras do Regulamento Geral de Competições (RGC), mesmo com as capacidades reduzidas.

Nesse caso, a venda de ingressos para visitantes no Castelão depende apenas do clube mandante. O POVO ouviu dirigentes de Ceará e Fortaleza sobre o assunto e os dois clubes ainda vão deliberar sobre o assunto — a liberação da CBF foi anunciada no fim da noite de ontem. Para o jogo desta quarta-feira, 20, do Vovô contra o Palmeiras, porém, a venda segue apenas para torcedores do Ceará, até mesmo por recomendação dos órgãos de segurança, dos quais o protocolo também exige anuência.

Clássico-Rei

Marcado para a 33ª rodada, ainda sem data e horário definidos, o segundo Clássico-Rei da Série A de 2021, portanto, poderá ter a presença das duas torcidas, mediante acordo entre os clubes.

Antes mesmo da liberação da CBF, porém, o Ceará já entendia que o protocolo vedava apenas a presença de visitantes vindos de outros Estados.

Procurada, a Federação Cearense de Futebol disse que toda a questão da presença de torcida visitante nos estádios será alinhada com a Sesa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CBF Protocolo volta público estádios CBF libera torcida visitante Fortaleza Esporte Clube Ceará Sporting Club Clássico-Rei Público visitante Castelão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar