PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro passarão a contar com árbitro de vídeo

Em números, o VAR vai cobrir 190 jogos da Série B, 26 da Série C e 14 da Série D. A comissão nacional de arbitragem já se organiza, buscando contratar a empresa responsável pela tecnologia

Brenno Rebouças
19:09 | 22/07/2021
estudo da FIFA analisa o desempenho do VAR no Brasil (Foto: Fernando Torres / CBF)
estudo da FIFA analisa o desempenho do VAR no Brasil (Foto: Fernando Torres / CBF)

A CBF anunciou, nesta quinta-feira, 22, que a tecnologia do árbitro de vídeo será utilizada nas Séries B, C e D do Brasileiro ainda na temporada 2021. Enquanto a Segundona passará a contar com o VAR a partir do segundo turno, as outras duas só vão contar com o recurso em suas fases finais.

Para as duas últimas divisões do Campeonato Brasileiro, a CBF escolheu as fases que definem o acesso para introduzir a tecnologia. Na Série C, o VAR passa a ser usado na segunda fase, em que dois quadrangulares são formados, mesclando clubes dos grupos A e B. Já na Série D, a partir das quartas de final.

Em números, o VAR vai cobrir 190 jogos da Série B, 26 da Série C e 14 da Série D. A comissão nacional de arbitragem já se organiza, buscando contratar a empresa responsável pela tecnologia e programar cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem. A entidade não comentou sobre a questão estrutural dos estádios utilizados nas duas últimas divisões, que costumam ser mais acanhados.

"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, afirmou Antonio Nunes, presidente em exercício da CBF.

A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo.