Fortaleza pede cancelamento da eleição na Federação por inconformidade com a Lei; FCF mantém o pleito

Tricolor pede que a Federação recomece o pleito, nomeando uma comissão apartada para condução do processo, de acordo com o que manda a Lei Pelé

O Fortaleza, solicitou, por meio de ofício, o cancelamento do processo eleitoral em curso para a eleição de presidente, vice-presidente e conselho fiscal da Federação Cearense de Futebol (FCF). No documento enviado à entidade, nesta sexta-feira, 16, o clube alerta que a condução do pleito não está de acordo com o que rege a Lei Pelé e pede adequações.

A diretoria do Fortaleza se baseia no parágrafo VI do artigo 22 da Lei Pelé, modificado no ano passado, que determina “constituição de pleito eleitoral por comissão apartada da diretoria da entidade desportiva”. Como a FCF é uma entidade de administração do desporto, nenhum membro da diretoria poderia conduzir o processo eleitoral. O Tricolor alerta, porém, que o pleito está sendo conduzido pelo diretor jurídico da Federação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para que o processo eleitoral atenda aos meios legais, o Fortaleza pede o cancelamento da eleição, marcada para o dia 20 de julho, a nomeação de uma comissão apartada e independente da FCF e o reinício do processo.

No atual pleito, apenas uma chapa concorre. Denominada “Para continuar crescendo”, a chapa encabeçada por Mauro Carmélio, que preside a FCF desde 2009, é apoiada por 21 clubes e 14 ligas.

O Fortaleza não foi uma das equipes que assinou a chapa, ou seja, não declarou apoio à reeleição de Carmélio. Questionado pelo Esportes O POVO se o Tricolor pretende lançar uma chapa concorrente no novo pleito, o primeiro vice-presidente do clube, que assinou o requerimento de cancelamento da eleição no dia 20, Marcello Desidério, disse que o desejo do Fortaleza é primeiro colocar o processo eleitoral dentro da Lei Pelé e que afirmar qualquer coisa nesse momento seria muito prematuro.

O Esportes O POVO procurou a FCF para se posicionar sobre o assunto e recebeu a seguinte resposta: “Recebemos (o requerimento) no final do expediente, portanto, na segunda-feira, 19, será analisado, mas a eleição segue normal e acontecerá dia 20 (terça), na sede da mentora, como posto no edital”. 

Questionada se garante a eleição na terça-feira independentemente do que encontrará no requerimento do Fortaleza, a FCF disse apenas que se houver alguma mudança de decisão após a análise do documento, na segunda-feira, será comunicada oficialmente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Federação Cearense de Futebol Fortaleza pede cancelamento eleição Eleição FCF Fortaleza cancelamento eleição FCF Fortaleza Esporte Clube

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar