PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

CBF confirma Ceará com vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2021

O Vovô conseguiu classificação diretamente para esta etapa do torneio por ter sido campeão da Copa do Nordeste 2020

Gabriel Lopes
15:30 | 05/01/2021
Bahia em 04 de agosto de 2020, Ceara levamta a taca da copa do nordeste entre Ceara x Bahia. (Foto Pedro Chaves/FCF) (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Bahia em 04 de agosto de 2020, Ceara levamta a taca da copa do nordeste entre Ceara x Bahia. (Foto Pedro Chaves/FCF) (Foto: Pedro Chaves/FCF)

Nesta terça-feira, 5, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhou quais equipes entram na Copa do Brasil de 2021 já na terceira fase, uma etapa antes das oitavas-de-final. O regulamento foi divulgado pelo portal Contra Ataque e confirmado pelo presidente da FCF e delegado especial da CBF, Mauro Carmélio. O campeão da Copa do Nordeste, o vencedor da Copa Verde e a equipe melhor classificada na Série B 2020 estão inseridos nesta fase. Além deles, nove times classificados à Libertadores garantem vaga. Caso menos agremiações cheguem à principal competição da América do Sul, o restante dos espaços será preenchido pelos melhores colocados no Brasileirão 2020.

Dessa forma, o Ceará, campeão em 2020 do Nordestão, entrará automaticamente na terceira fase da Copa do Brasil. A Copa Verde será jogada entre janeiro e fevereiro de 2021. As definições de campeão da Série B e das vagas na Libertadores também acontecerão nos dois primeiros meses deste ano.

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2021, que terá início com 80 equipes, acontecerá após a finalização da Série A do Brasileirão 2020, no dia 24 de fevereiro. Nesta etapa, haverá jogos únicos, com o visitante sendo o time melhor ranqueado na CBF, com direito a vantagem do empate para avançar.

Na segunda fase, com 40 clubes, novamente terá partida única, e o melhor ranqueado segue atuando como visitante. Contudo, o empate leva a decisão para os pênaltis. As 20 equipes classificadas vão à terceira fase e se juntam às 12 agremiações que entram automaticamente nesta etapa. Diferentemente das duas primeiras fases, esta terá jogos de ida e volta.

A 33ª edição da Copa do Brasil tem o dia 3 de março como data prevista para início. A final tem previsão para acontecer no dia 27 de outubro.

Além do Ceará, o Fortaleza, atual campeão cearense, o Guarany de Sobral, melhor colocado na primeira fase do estadual, e o vencedor da Taça Fares Lopes, que acontecerá no início deste ano, serão os representantes cearenses na Copa do Brasil 2021.