Participamos do

Messi x Cristiano Ronaldo: os velhos rivais se reencontram na Champions

10:00 | Dez. 08, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pela primeira vez desde que o português partiu rumo à Itália, em 2018, Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Lionel Messi, do Barcelona, voltam a se enfrentar nesta terça-feira, às 17h (de Brasília), em uma 'final' valendo a liderança do grupo G na Liga dos Campeões da Europa.

São onze Bolas de Ouro, 250 gols na Liga dos Campeões e nove títulos no torneio somando os dois. Na terça-feira, as atenções estarão direcionadas para o duelo esperado entre os dois astros do futebol mundial, que se enfrentarão no maior torneio continental europeu de clubes pela primeira vez desde 2011.

Uma longa quarentena provocada pela covid-19, havia impedido CR7 de disputar a partida de ida no dia 28 de outubro, vencida pelo Barcelona por 2 a 0, colocando os espanhóis em posição privilegiada para manter a liderança do grupo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Dois fenômenos"
Com o revés no jogo de ida, Pirlo sofreu diante de Messi sua única derrota até o momento como treinador.

"Seria um erro dizer que um é melhor que o outro. As Bolas de Ouro são distribuídas há quinze anos, seria uma pena ter que escolher entre estes dois fenômenos, que encantam milhões de fãs. Basta agradecer", disse Pirlo nesta segunda-feira.

A mesma opinião foi partilhada pelo seu homólogo do Barcelona, Ronald Koeman, para quem "foram os melhores nos últimos dez ou quinze anos (...) têm estatísticas incríveis de gols, troféus, hat-tricks... Admiro ambos".

Este novo capítulo na rivalidade histórica entre os dois 'melhores inimigos' poderá permitir a Cristiano equilibrar um pouco o seu retrospecto contra a 'Pulga' argentina.

É que tanto nos confrontos quanto no número de troféus individuais, Messi lidera: 16 vitórias do argentino, de 33 anos, nos seus confrontos diretos oficiais, contra 10 do português, de 35 anos, (com 9 empates), e 6 Bolas de Ouro para 'Leo' contra 5 para Cristiano.

O último duelo data de 6 de maio de 2018, em um clássico da liga entre Barça e Real Madrid que terminou em 2 a 2.

Na Champions League já se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias de Messi, uma de Cristiano e dois empates.

O Manchester United de Cristiano Ronaldo eliminou o Barça nas semifinais da Champions em 2008, em seu primeiro confronto no cenário internacional.

Messi conseguiu sua revanche na final da edição seguinte marcando um dos gols da vitória por 2 a 0.

E seu último confronto no cenário europeu remonta a 2011, nas semifinais em que os catalães venceram o Real Madrid (2-0, 1-1).

Ronaldo em alta, Messi em baixa
Contra o Dínamo de Kiev (3-0), na quarta-feira passada, o português atingiu a marca de 750 gols como profissional, consolidando-se como o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões com 132 gols, contra 118 de Messi (que marcou 3 gols nesta temporada na Champions).

A Juventus, que venceu apenas um dos quatro jogos que Cristiano perdeu durante a quarentena, recuperou a estabilidade desde a volta do português, que marcou sete golos nos últimos sete jogos (10 no total, dos quais 8 na Serie A e 2 na Champions).

Por sua vez, o argentino parece ter começado a temporada longe de seus padrões: marcou 7 gols em 14 jogos oficiais, cinco deles de pênalti.

No sábado, contra o recém-promovido Cádiz, o Barça sofreu a quarta derrota na LaLiga (2-1), e o argentino voltou a ficar sem marcar.

Mas, após o gol de pênalti no jogo de ida na Itália, Messi tem uma nova oportunidade de balançar as redes e, inclusive, caso marque dois gols, pode igualar Pelé em número de gols oficiais marcados com a camisa de um único clube (643). Um cenário ideal para um reencontro tão esperado.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar