Participamos do

Confirmada em sede única pela CBF, Copa do Nordeste ocorrerá após o Estadual, se vier para o Ceará

Ceará pode ganhar vantagem frente aos concorrentes Bahia e Pernambuco se o Governo do Estado antecipar a liberação do futebol para a terceira fase

Está confirmado que a Copa do Nordeste terminará em sede única. A CBF acatou o pedido da Liga do Nordeste, formalizado após concordância de todas as equipes participantes. O comunicado foi feito na última sexta-feira, 19, segundo Alexi Portela, dirigente da Liga, em entrevista ao portal Superesportes, de Pernambuco, mas o local e a data seguem indefinidos.

Portela revelou que não há previsão para a CBF fazer o anúncio da sede e data de retorno do torneio porque nenhum dos Estados concorrentes (Ceará, Bahia e Pernambuco) tem permissão para receber jogos ainda. O Estado do Ceará, no entanto, deu um passo importante nessa disputa, nesta segunda-feira, 2, ao concluir o protocolo para jogos e enviar ao grupo de trabalho do Governo. O documento passará por avaliação da Secretaria de Saúde (Sesa).

Junto do protocolo, há um pedido de que a liberação para jogos de futebol seja antecipada para a terceira fase do plano de retomada, que se inicia (em tese) no dia 6 de julho. Atualmente, o futebol está previsto para ser liberado na quarta fase, que começa (em tese) dia 20 de julho. Na Bahia, o prefeito de Salvador disse, na semana passada, que ainda não discutiu liberação para jogos na capital. Em Pernambuco, o governo estadual não fez nenhuma sinalização para liberação de partidas de futebol e o presidente da FPF, Evandro Carvalho, defendeu, em entrevista à Rádio Jornal, que o Nordestão seja concluído em agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, diz que, se o Ceará for escolhido como sede, pretende realizar o torneio ainda em julho. Há mudança de pensamento, no entanto, quanto a ordem de competições a serem realizadas no Estado. “Se for aqui, a Copa do Nordeste será após o Estadual, pois existem estados do Nordeste que não começaram a fase de treinos. A ordem então será Estadual, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro”, garante.

Em entrevista à Rádio Sociedade, da Bahia, Alexi Portela disse acreditar que a Copa do Nordeste será concluída na segunda quinzena de julho. Paralelo a isso, o Vitória-BA emitiu comunicado a imprensa baiana avisando que se prepara para "o retorno das competições oficiais, o que deve ocorrer no dia 14 de julho, diante do Botafogo (PB), pela Copa do Nordeste".

Carmélio aguarda posicionamento do Governo do Ceará quanto a antecipação da liberação do futebol para avisar à CBF.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar