Participamos do

Copa do Nordeste: FCF pedirá ao Governo que antecipe liberação de jogos se o Ceará for sede

A ideia é que o Nordestão seja realizado antes mesmo do Campeonato Cearense. Presidente da FCF não vê problemas de estrutura para receber o torneio
21:19 | Jun. 16, 2020
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se a CBF optar pelo Ceará para ser a sede do restante da Copa do Nordeste, a Federação Cearense de Futebol vai solicitar ao Governo do Estado a antecipação da liberação para jogos de futebol para a terceira fase do plano de retomada econômica e de atividades.

A ideia foi discutida entre o presidente da FCF, Mauro Carmélio, e os presidentes de Ceará e Fortaleza, na tarde desta terça-feira, 16. Em tese, a terceira fase do plano começa dia 6 de julho. Como a ideia da Liga do Nordeste é concluir o torneio em 15 dias, o Campeonato Cearense, previsto para começar após 20 de julho (em tese), não seria invadido pelo Nordestão.

A mentora do futebol cearense entende que em Fortaleza e nas cidades vizinhas existe estrutura suficiente para receber os clubes. “Para treinos temos muitas (opções), como os CTs de Fortaleza e Ceará, o do Floresta, que já recebeu grandes clubes do Brasil, tem Horizonte, que está parado desde janeiro e o gramado está em boa condição e Caucaia. Os treinos poderiam ser realizados simultaneamente ou em turnos diferentes. A rede hoteleira, nem se fala, Fortaleza tem uma rede muito forte e importante no cenário nacional”, disse Carmélio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quanto às praças esportivas para realização dos jogos, o presidente da FCF apontou, além do Castelão, o estádio Carlos de Alencar Pinto, o Elzir Cabral, o Raimundo de Oliveira (em Caucaia) e o Domingão (em Horizonte). “Precisam ser locais que tenham condição de internet, transmissão pela TV e um bom gramado, que é o mais importante. Como não vai ter torcida, arquibancada não é tão importante”, explicou.

A Liga do Nordeste solicitou também à CBF duas semanas para treinamentos. Para que a ideia da FCF se encaixe, a decisão da entidade nacional teria que sair até domingo, 21, no máximo, caso contrário o torneio poderia empurrar o Estadual para frente, se Ceará e Fortaleza chegarem na final. Obviamente que para tudo isso acontecer, o Governo do Estado terá que ter concordado em antecipar os jogos para a terceira fase do plano.

A Copa do Nordeste parou na última rodada da primeira fase. Logo na primeira rodada, oito times serão eliminados e a diminuição de equipes presentes na sede, independentemente de qual seja, vai diminuindo à medida que o tempo for passando, já que o formato das fases finais é de jogos eliminatórios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar