PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Ligue 1 é obrigada a rever formato após justiça francesa revogar rebaixamento

Título do Paris Saint-Germain foi validado. Liga deve tomar posicionamento nas próximas semanas

Gerson Barbosa
18:26 | 09/06/2020
Temporada de 2020/21 pode acontecer com 22 equipes  (Foto: Pascal Pavani/AFP)
Temporada de 2020/21 pode acontecer com 22 equipes (Foto: Pascal Pavani/AFP)

Com o fim precoce da Ligue 1, com o campeonato cancelado no início de maio, Amiens e Toulouse estariam rebaixados para a Ligue 2 na França. Contudo, nesta terça-feira, 9, a justiça francesa determinou que a primeira divisão francesa cancele os rebaixamentos e reveja as estruturas para as próximas temporadas em cima da ordem. Títulos do Paris Saint-Germain e do Lorient, na Segundona, foram validados. 

Agora, a Ligue 1 precisa reorganizar o seu calendário para a próxima temporada, visto que Lorient e Lens também precisam estar presentes na primeira divisão. É possível que isso leve a um campeonato com 22 equipes em 2020/21. A liga deve tomar uma decisão nas próximas semanas. 

O Toulouse estava em último na tabela de classificação, com apenas 13 pontos ganhos. A equipe, que joga a primeira divisão desde 2003 seguidamente, estava a 17 pontos de sair da zona de rebaixamento. Já o Amiens completou com 23 pontos, em 19º, com uma vida menos difícil: a diferença para o primeiro que se salva era de sete pontos. O Nîmes terminou o ano precocemente na 18ª colocação, que o faria disputar um playoff para determinar descenso, mas com a temporada cancelada, se salvou.

A apelação na justiça partiu do Toulouse, Amiens e também do Lyon, equipe que entende ter sido prejudicado com o cancelamento da temporada. O clube encerrou a temporada em sétimo lugar, posição que não dá direito a competição internacional. A agremiação estava em crescente no campeonato, além de estar a apenas um ponto da zona para a Liga Europa e a nove da Liga dos Campeões.