PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Coronavírus: jogadores fazem contraproposta a clubes sobre o pagamento de salários

Sindicato nacional reivindica férias totais em abril e garantias de pagamento dos salários de março

Brenno Rebouças
21:33 | 25/03/2020
CBF vai analisar, junto dos clubes, contraproposta da Fenapaf
CBF vai analisar, junto dos clubes, contraproposta da Fenapaf (Foto: Divulgação)

A proposta feita pela Comissão Nacional de Clubes (CNC) ao jogadores de futebol quanto a pagamento de salários durante a paralisação da atual temporada do futebol foi rejeitada pelos sindicatos e pela Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Uma contra-proposta foi lançada e deve ser apreciada pela CBF e clubes nos próximos dias.

A Fenapaf reivindicou cinco pontos para que o acordo coletivo seja fechado. O primeiro é a solicitação da concessão das férias durante todo o mês de abril (de 1 a 30) e que o pagamento integral das férias e do terço constitucional seja realizado até 4 de maio. Os atletas ainda querem uma licença remunerada de 10 dias entre o período de natal e ano novo.

Os direitos de imagem também entraram na contraproposta. A Fenapaf pede que a parcela referente a março seja paga juntamente com o salário do mês, até o dia 7 de abril. Inicialmente, a CNC tinha a ideia de suspender o pagamento desses direitos momentaneamente.

No documento redigido à CBF e clubes, o sindicato nacional ainda se compromete a debater , no período de quarentena, sobre os demais ítens propostos pela CNC que ainda não foram deliberados e quer também uma garantia da CBF, como interveniente, caso os salários e direitos de imagem de março não sejam pagos pelos dirigentes.

A entidade justifica essa garantia com as questões de inadimplência de alguns clubes e sugere que a CBF, se assumir o pagamento dos atletas, desconte dos valores que tem a repassar aos clubes (por cotas de TV, cotas de avanço em competições ou semelhantes). A Fenapaf afirma que conversou com todos os sindicatos estaduais, que por sua vez consultaram os atletas.

PARA OUVIR: CONFIRA O NOVO EPISÓDIO DO FUTCAST:
Listen to "#91 - Coronavírus: O impacto no Futebol Cearense" on Spreaker.