Participamos do

Em Pacajus, valorização da base é condição para que times recebam patrocínio da Prefeitura

Em março deste ano, uma Areninha, que deve atender cerca de 1.500 pessoas, foi construída em um dos bairros mais vulneráveis da cidade
11:10 | Jul. 01, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após chegar à final da série B do Campeonato Cearense, o Pacajus Esporte Clube disputará a elite do futebol profissional do Estado no próximo ano. O clube foi um dos times beneficiados com o investimento da Prefeitura e garantiu classificação com a melhor campanha da competição: seis vitórias, seis empates e uma derrota.

“Investir na juventude sempre é importante, o principal projeto do time é trabalhar a base, o profissional é só uma extensão”, afirma Cristiano Cortez, presidente do clube. Ele celebra que a subida do Cacique do Vale à série A do estadual é uma nova oportunidade aos jovens da cidade. “Nós perdíamos muitos talentos porque eles não tinham para onde ir. Agora eles terão um lugar bom para jogar na própria cidade”, pontua.

O esporte como um objeto de transformação social é a filosofia que a Prefeitura de Pacajus, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, tem adotado. A gestão pública patrocina os times de futebol da cidade, desde que eles garantam investimento para os jogadores das categorias de base.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o prefeito Bruno Figueiredo, essa é uma forma de atingir os bairros menos favorecidos, onde o esporte surge como uma alternativa para os jovens. “A juventude se envolve com uma perspectiva de chegar ao nível profissional. Nossa aposta não é somente nessa carreira esportiva, mas em todo seu potencial para a formação de cidadãos”, ressalta.

Nesse sentido, a cidade construiu, em março deste ano, a primeira Areninha do município. O equipamento, implantado em parceria com o Governo do Estado, é localizado no Alto da Boa Vista, um dos bairros socialmente mais vulneráveis de Pacajus, e deve atingir cerca de 1.500 pessoas, de acordo com informações da Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv).

Telmo Alexandre, secretário de Esportes e Juventude de Pacajus, explica que essa ação da Prefeitura dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos projetos sociais da cidade. “Essa decisão foi tomada para beneficiar crianças e adolescentes do nosso município, é fundamental valorizar nossos talentos e dar essa oportunidade”, destaca.

O secretário comenta que o apoio não se restringe ao futebol masculino e o investimento também chegou à modalidade feminina, que teve um campeonato juvenil no ano passado. Além disso, ele fala que a ideia é valorizar gradativamente talentos de outros esportes, como vôlei, basquete e karatê.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags