Participamos do

Brasil passa pelo Paraguai no sufoco e vai à semi da Copa América

Na disputa dos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Alisson que pegou a penalidade de Gustavo Gómez
00:08 | Jun. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil se classificou para a semifinal da Copa América após vencer o Paraguai por 4 a 3 na Arena pelas quartas de final da competição. No tempo normal o confronto terminou empatado sem gols e o selecionado canarinho esbarrou na forte marcação dos paraguaios. Apesar de ter ficado com um mais em campo no segundo, os brasileiros também acabaram parando no goleiro Gatito.

Na disputa dos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Alisson que pegou a penalidade de Gustavo Gómez. Já Derlis González chutou para fora. Para o Brasil converteram Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus. Já Roberto Firmino errou pelo selecionado canarinho.

Agora o Brasil espera o vencedor do confronto entre Venezuela e Argentina que se enfrentam na sexta-feira, às 16h(de Brasília), no Maracanã. O jogo da semifinal está marcado para o dia 02 de julho, terça, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Jogo – O selecionado canarinho tomou a iniciativa, enquanto os paraguaios se fecham na defesa e especulam jogadas de contra-ataque. Aos 03, Everton recebeu pela esquerda, trabalhou com Daniel Alves pelo meio, ele puxou para a esquerda e rolou para Firmino que dominou e chutou fraco para defesa tranquila de Gatito. No minuto seguinte, Firmino foi lançado por Everton na direita, puxou para o meio e deixou novamente para o atacante, que dominou e chutou, mas o arqueiro defendeu.

A Seleção do Paraguai adotou uma marcação forte e o Brasil tem dificuldade de encontrar espaços na defesa. Quando sempre pegou na bola, o atacante Everton é ovacionado pela torcida. Os torcedores tentam incentivar os comandados de Tite. Com um adversário bem fechado, a seleção canarinho tentou através da bola aérea abrir o placar.

Para evitar que o jogo flua, os paraguaios fazem muitas faltas. Aos 22, Coutinho interceptou saída da defesa paraguaia, acionou Firmino dentro da área, o atacante dominou, mas a bola escapou e Gatito ficou com a bola.

Que chance o Paraguai perdeu, aos 28, Arzamendia cruzou da esquerda para Derlis que dominou pelo lado direito, livre, chutou forte e Alisson faz grande defesa. Mesmo com mais posse de bola, o Brasil não conseguiu criar nenhuma oportunidade clara. Em compensação, o Paraguai teve a bola do jogo para abrir o placar.

Já o centroavante Gabriel Jesus completou 600 minutos sem balançar as redes em jogos oficiais do Brasil. Aos 39, Filipe Luís dá ótimo passe para Coutinho na esquerda, entrou na área, chutou de canhota, rasteiro, mas Gatito ficou com a bola.

Na etapa inicial, o Brasil enfrentou um ferrolho paraguaio e foram raras às vezes que conseguiu levar perigo a meta de Gatito. O atacante Everton está sendo o jogador mais lúcido do selecionado canarinho. Apesar de jogar fechado, os paraguaios tiveram a melhor chance de fazer o gol.

O panorama nesse segundo tempo segue igual do primeiro com o Brasil tendo mais a iniciativa e o Paraguai segue com suas linhas recuadas. Por outro lado, o selecionado brasileiro tocou muito a bola de um lado para o outro e pouco arriscou chutes de fora da área.

Mais objetivo e com rapidez o Brasil tem acelerado o jogo. Aos 07, Gatito saiu jogando mal, Alan ficou com a bola, acionou Arthur na direita, o volante ganhou espaço e chutou no canto direito, mas a bola sobe e vai para fora. O árbitro Roberto Tobar consultou o VAR e mudou a decisão marcando falta fora da área. Inicialmente o chileno havia apitado pênalti, mas alterou após olhar o recurso eletrônico. Por ter impedido um lance de gol, o zagueiro Balbuena foi mais cedo para o chuveiro. Aos 14, Daniel Alves cobrou falta na entrada da área e Gatito espalmou para escanteio.

Com um menos em campo, o Paraguai se fechou mais ainda. Aos 18, Thiago Silva se aventurou na frente, ficou com a bola e chutou fora da área, mas Gatito ficou com a bola. Agora Tite foi para o tudo ou nada tirando o volante Allan para a entrada do atacante Willian. Aos 28, Everton faz excelente jogada pela esquerda, vai pra lá, pra cá, cruzou com a direita, e Coutinho tentou cabeceio, errou, Gabriel Jesus ficou com a sobra e mandou para fora.

Só Brasil vem atacando nos últimos minutos. Aos 30, Marquinhos cruzou da direita, Firmino cabeceou e a bola passou à rente trave de Gatito. Aos 31, Willian faz boa jogada pela direita, acionou Coutinho, que tentou o chute, a bola sobrou para o Everton na esquerda, ele chutou com a perna direita e foi para fora.

Nervosos em campo, os jogadores brasileiros erram jogadas simples. Aos 42, Coutinho cobrou falta da esquerda Alex Sandro desviou de cabeça e Gatito faz defesa sensacional. Aos 44, Willian tabelou com Firmino e chutou de canhota na meia-lua, e a bola bateu no pé da trave direita de Gatito. No contra-ataque, aos 47, Escobar ficou com a bola pela direita, a defesa do Brasil tentou se recompor, o zagueiro chutou, e a bola bateu no próprio Arthur e vai para fora.

A torcida brasileira empurrou o time até nos acréscimos. Aos 50, Marquinhos arriscou de longe, a bola sobrou com Everton dentro da área, livre, ele chutou forte, mas teve desvio e foi para fora. Aos 51, Coutinho ficou com rebote na entrada da área, chutou colocado, a bola passou perto do travessão de Gatito. Apesar de toda a pressão e com um mais em campo, os brasileiros não conseguiram derrotar os paraguaios no tempo normal. Dessa forma a decisão da vaga será nas penalidades.

Ficha Técnica

Brasil 0 x 0 Paraguai (Pênaltis 4 x 3)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS

Data: 27 de junho (quinta-feira)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Roberto Tobar (Chile)

Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

VAR: Julio Bascuñan (CHI) auxiliado por Piero Maza (CHI) e Nicolas Tarán (URU).

Renda: R$ 10.352.430

Público Total: 48.211

Cartão amarelo: Filipe Luís, Roberto Firmino, Arthur (Brasil) Arzamendia, Piris, Alonso (Paraguai)

Cartão vermelho: Balbuena (Paraguai)

Brasil: Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá), Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro); Arthur, Allan (Willian) e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Técnico: Tite

Paraguai: Gatito Fernández, Iván Piris, Balbuena, Gustavo Gómez e Alonso; Richard Sánchez (Escobar), Ortiz, Pérez (Rodrigo Rojas) e Arzamendia (Valdez), Almirón e Derlis González. Técnico: Eduardo Berizzo

Gazeta do Povo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags