Participamos do

Mundial Feminino de Futebol tem a segunda maior audiência da história no Brasil

A partida da seleção brasileira contra a italiana totalizou 28 pontos entre canais de televisão aberta e paga
17:16 | Jun. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da França começou as oitavas de final neste sábado e vem quebrando recordes de audiência no mundo. Segundo estudo divulgado pelo blog Dibradoras, cerca de 19,7 milhões de pessoas assistiram à partida entre Brasil e Jamaica em solo nacional. Já no jogo contra a Itália, o número foi superado, 22,6 milhões de espectadores, cerca da metade das televisões brasileiras, assistiram à Canarinho vencer as Azzurre por 1 a 0.


Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) mostram que nas duas primeiras partidas da seleção brasileira a TV Globo somou média de 20 pontos de audiência — cada ponto é equivalente a pouco mais 73 mil domicílios na Grande São Paulo e cerca de 200 mil pessoas. O valor é expressivo, uma vez que no horário da partida da seleção brasileira contra a jamaicana, 10 horas, a emissora costuma alcançar apenas a metade. Além disso, o total é equivalente ao atingido pelos jogos de futebol masculino exibido nas quartas-feiras à noite.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Para a repórter esportiva da rede Bandeirantes, Yara Fantoni, os números de audiência revelam que “o público brasileiro não tinha acesso" aos jogos da seleção feminina e que o "futebol sempre deu audiência.” Segundo ela, que está participando da cobertura do Mundial Feminino pela primeira vez, os canais de TV aberta têm um papel importante na divulgação da modalidade. “O futebol feminino dá audiência e deve ter seu espaço na televisão, as pessoas vão assistir e aprender a consumir o conteúdo.” disse.


Mas não foi só em território brasileiro que a Copa da França teve número expressivo de espectadores. A China, que estreou contra a Alemanha, teve um público televisivo estimado em 12 milhões de pessoas. A anfitriã do evento também não fica atrás. Foram cerca 10,6 milhões de espectadores assistindo o jogo contra a Coreia do Sul, na abertura do Mundial. A população francesa é de 67 milhões de pessoas.


O recorde absoluto para um país ainda é da final do Mundial de 2015, entre Estados Unidos e Japão, no Canadá. Na ocasião, 25,6 milhões de estadunidenses assistiram as norte-americanas alcançarem o tricampeonato em Copas do Mundo. Porém, no pico do jogo entre Brasil e Itália, esse número teria sido superado. De acordo com o blog Dibradoras, 28 milhões de pessoas estavam acompanhando o ápice da partida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags