Participamos do

Brasil sedia Copa América pela 5ª vez: saiba detalhes, curiosidades e grupos

Sede | Todas as vezes em que foi a "casa" da competição, a seleção brasileira acabou campeã. Seleção está no Grupo A
09:28 | Jun. 14, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Continente dos craques sul-americanos coloca em campo seus melhores jogadores para disputarem a 46ª edição da Copa América, entre 14 de junho a 7 de julho. O Brasil sedia pela 5ª vez a competição e busca encerrar jejum de 12 anos sem títulos. Cinco cidades brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador - recebem os jogos da competição.

Detalhe curioso e positivo para a seleção brasileira é que em todas as vezes que sediou a Copa América, - 1919, 1922, 1949 e 1989 - (até 1967, o torneio era conhecido como Campeonato Sul-Americano), a equipe tupiniquim levantou a taça de campeão. Estrelas do futebol internacional, como Messi e Suárez, vão desfilar nos seguintes palcos da bola: Morumbi e Arena Corinthians, em São Paulo; Maracanã, no Rio de Janeiro; Arena Grêmio, em Porto Alegre; Mineirão, em Belo Horizonte; e Arena Fonte Nova, em Salvador.

A novidade da 46ª edição é a presença de países de fora do Continente realizador da competição. Japão e Catar disputam o torneio como convidados. Ao todo, a Copa América terá três Grupos - A, B e C - divididos com quatro seleções em cada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Brasil não deve ter problemas para avançar no Grupo A, com a companhia de Bolívia, Peru e Venezuela. No B, os hermanos argentinos disputam com Colômbia, Paraguai e o fraco Catar. Chile e Uruguai dividem o protagonismo no C, que ainda tem Equador e Japão na chave mais equilibrada da Copa América.

O regulamento da edição de 2019 segue o mesmo das competições passadas Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, se classificam para a fase de mata-mata: quartas, semi e final.

Apesar de ser o maior campeão mundial do futebol, com cinco títulos, o Brasil é apenas o terceiro país com mais conquistas na Copa América. A seleção tupiniquim levantou oito taças no torneio. O maior campeão do continente é o Uruguai, com 15 competições vencidas, seguido pela Argentina, com 14.

A Copa América é o principal torneio de futebol das seleções do continente. A competição é realizada desde 1916.

GRUPOS

A - Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru

B - Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar

C - Uruguai, Chile, Equador e Japão

JOGOS DO BRASIL

Brasil x Bolívia - 14/6 - 21h30min

Brasil x Venezuela - 18/6 - 21h30min

Brasil x Peru - 22/6 - 16 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags