Participamos do

Fortaleza e Ceará desperdiçam muitas chances e empatam sem gols no Castelão

Resultado classificou o Vovô para as semifinais do Campeonato Cearense, mas foi insuficiente para o Leão voltar ao G4
18:08 | Mar. 10, 2019
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O primeiro Clássico-Rei do ano terminou empatado e sem gols, neste domingo, 10. Os dois times tiveram chances claras de tirar o zero do placar do Castelão, mas quando os goleiros não evitaram, as finalizações estouraram para fora. O ataque do Ceará chegou a acertar a trave defendida por Marcelo Boeck duas vezes, mas a igualdade persistiu.

O resultado foi suficiente para o Ceará chegar aos 11 pontos garantir classificação matemática para as semifinais do Estadual, mas não para o Fortaleza entrar no G4. Agora o Leão, que soma 8 pontos (mesma quantidade que o 4º colocado, Ferroviário) terá que vencer o Floresta na última rodada para seguir em frente no Campeonato Cearense.

Rogério Ceni e Lisca seguem sem ter uma vitória em Clássico-Rei no currículo, mas terão outra oportunidade no próximo domingo, 17, quando as duas equipes voltam a se encontrar, desta vez pela Copa do Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Jogo

Marcação, transição rápida para o ataque e jogadas pelos lados. Ceará e Fortaleza apresentaram um estilo de jogo parecido no primeiro tempo, que foi equilibrado. Cada um explorou o que tinha de mais forte. O sistema defensivo do Vovô impediu o ataque do Leão de finalizar tanto, mas o Tricolor mandou três bolas no gol contra nenhuma do adversário, no primeiro tempo.

Ricardinho perdeu a chance mais clara para o time do Ceará aos 12 minutos. Ele furou ao tentar chutar a bola cruzada da esquerda, rasteira, por Felipe Baxola, mas não lamentou tanto porque estava em posição irregular. Aos 19, foi a vez do próprio Baxola desperdiçar uma oportunidade. A bola se apresentou livre para ele, em queda, na grande área, após uma disputa área de ataque contra defesa. Ele bateu de primeira, mas pegou mal e mandou por cima do gol. O camisa 10 do Vovô teve outra chance aos 37, quando chutou da entrada da área, mas mandou por cima da trave novamente.

A chance mais clara do primeiro tempo, no entanto, foi do Fortaleza. Aos 15, Osvaldo escapou pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro para o meio. Júnior Santos e Edinho correram pra bola e o segundo chutou de pé direito, mas para fora. O Leão ainda obrigou Richard a fazer defesas em finalizações de Júnior Santos, Dodô e Edinho.

Para a segunda tempo, Rogério Ceni trocou Tinga pelo volante Derley, porque o lateral-direito reclamou de dores na coxa. Paulo Roberto foi para a direita e o Tricolor tomou mais iniciativas. As três primeiras investidas desta etapa foram do Leão, especialmente com Júnior Santos, sendo lançado em velocidade. Aos 9, Quintero cabeceou e Richard mostrou reflexo.

O primeiro bom momento do Ceará só aconteceu aos 16, quando Leandro Carvalho decidiu arriscar de fora da área e se não fosse Boeck ter tocado na bola com a mão direita, o placar teria sido aberto.

Ceni decidiu aumentar a pressão e colocou Wellington Paulista em campo antes dos 20 minutos do segundo tempo, na vaga de Dodô. Lisca respondeu e lançou o meia Chico, na vaga Felipe Baxola. O efeito imediato foi uma chance clara para cada lado. Luiz Otávio cabeceou na trave após uma cobrança de escanteio e no contra-ataque, Júnior Santos saiu cara a cara com Richard, que levou a melhor.

Antes dos 30, o Fortaleza usou a terceira substituição, colocando Marcinho no lugar e Osvaldo, mantendo a estrutura com quatro peças de ataque. As descidas do Tricolor ficaram carregadas de perigo para o Ceará. Aos 28, Júnior Santos partiu com a bola e tinha Marcinho à esquerda, além de Wellington Paulista e Edinho pela direita. Ele rolou para Edinho, que invadiu a área e chutou na saída de Richard, mas por cima da trave.

O desgaste físico começou a aparecer nos minutos finais para os dois lados, mas Lisca ainda tinha duas alterações por fazer e uma delas era Wescley, trunfo do Vovô. Ele entrou na vaga de Ricardinho e no minuto seguinte João Paulo ocupou o lugar de Leandro Carvalho. O Vovô cresceu e passou a pressionar mais. Num dos ataques, a bola foi afastada por Boeck e Juninho encheu o pé da meia lua. A bola bateu no travessão e quicou no gramado, mas não entrou.

O último bom lance do Ceará na partida também foi com Juninho e surgiu de outro chute de fora da área. Ele recebeu a bola na intermediária, um pouco mais para a direita e arriscou. Boeck espalmou de mão trocada e salvou o Fortaleza.

Já o Leão teve a chance de matar a partida no último minuto, quando puxou um contra-ataque que terminou nos pés de Júnior Santos. Ele finalizou em cima do goleiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags