Participamos do

Sorteio da Copa América sediada no Brasil será realizado nesta quinta-feira

Sem Fortaleza entre as sedes, torneio será disputado em cinco cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador
18:08 | Jan. 23, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A seleção brasileira conhece quinta-feira, 24, às 19h30min (horário de Fortaleza), o seu grupo para tentar conquistar a Copa América 2019, em sorteio a ser realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. País-sede, o Brasil busca quebrar um jejum de 12 anos sem vencer a competição. Ao todo, cinco cidades sediarão as partidas entre os 12 países participantes. Fortaleza, que chegou a ser especulada como uma das capitais para receber o evento esportivo, perdeu a disputa para Salvador, única representante do Nordeste.

%2b Conmebol vende mais de 100 mil ingressos para a Copa América em 24h

Anfitrião do torneio, o Brasil será um dos três cabeças-de-chave da 46ª edição da Copa América, junto com Argentina e Uruguai. O trio estará no pote 1 do sorteio. No pote 2, estarão as bolinhas da Colômbia, Peru e Chile, campeão das duas últimas edições da Copa América.

 Jornal afirma que Messi deve disputar a Copa América de 2019 no Brasil

No pote 3, ficarão Venezuela, Paraguai e Japão, um dos dois países asiáticos convidados. Por último, o pote 4 abrigará as bolinhas de Equador, Bolívia e Catar, seleção convidada. 

O sorteio reunirá diversos craques, entre eles Marta, Zico e o argentino Javier Zanetti. Melhor do mundo em 2004 e 2005, Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial na cerimônia de aproximadamente 60 minutos. 

A Copa América será disputada entre 14 de junho, data de abertura do torneio e estreia do Brasil, a 7 de julho. O regulamento da edição de 2019 segue o mesmo das competições passadas, com três grupos com quatro equipes jogando entre si em turno único. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, se classificam para a fase de mata-mata: quartas, semi e final.

As partidas da competição serão realizadas em seis estádios espalhados pelas cinco cidades sedes. São Paulo, com o Morumbi, palco da estreia, e a Arena Corinthians, será a única região com dois locais de jogos. No Rio de Janeiro, o tradicional Maracanã receberá a finalíssima. Em Porto Alegre, os duelos ocorrerão na Arena Grêmio, enquanto em Belo Horizonte e Salvador, no Mineirão e na Arena Fonte Nova, respectivamente.

Apesar de ser o maior campeão mundial do futebol, com cinco títulos, o Brasil é apenas o terceiro país com mais conquistas na Copa América. A seleção tupiniquim levantou oito taças no torneio. O maior campeão do continente é o Uruguai, com 15 competições vencidas, seguido pela Argentina, com 14.

A Copa América é o principal torneio de futebol das seleções do continente. A competição é realizada desde 1916. Dentre as 45 edições produzidas até então, o Brasil sediou em quatro anos.

PARTICIPANTES DA COPA AMÉRICA 2019 

Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Equador
Paraguai
Peru
Uruguai
Venezuela
Catar
Japão

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente