PUBLICIDADE
Futebol
NOTÍCIA

Gigantes dominam o primeiro turno do Campeonato Português

O primeiro turno do Campeonato Português ainda não chegou ao fim, mas os principais clubes do país já dispararam e tomaram conta das primeiras posições. Após 14 rodadas, Porto, Benfica, Sporting e Braga ocupam, respectivamente, as quatro primeiras posições da Primeira Liga de Portugal e são os principais candidatos ao título e às quatro vagas [?]

08:00 | 24/12/2018

O primeiro turno do Campeonato Português ainda não chegou ao fim, mas os principais clubes do país já dispararam e tomaram conta das primeiras posições. Após 14 rodadas, Porto, Benfica, Sporting e Braga ocupam, respectivamente, as quatro primeiras posições da Primeira Liga de Portugal e são os principais candidatos ao título e às quatro vagas nas competições europeias.

Dos quatro grandes do país, o Porto termina 2018 em melhor momento. Recheado de brasileiros, o atual campeão português passará a virada do ano na liderança da competição com 36 pontos, quatro à frente do vice-líder Benfica. Nada além do esperado para o time que ostenta a melhor defesa (nove gols sofridos) e o segundo melhor ataque (30 gols marcados) do Português.

Maior campeão português, o Benfica vai começar 2019 na vice-liderança da Primeira Liga com 32 pontos. O clube de Lisboa, campeão nacional quatro vezes seguidas antes de o Porto interromper a sequência na última temporada, conta com a força do melhor ataque da competição (31 gols marcados), comandado pelo brasileiro Jonas, para tomar a liderança do Porto em 2019.

O Sporting poderia terminar o ano na vice-liderança, a apenas dois pontos do Porto, mas acabou perdendo na última rodada de 2018 para o Vitória de Guimarães. O revés terminou uma sequência de sete vitórias da equipe no Português. Por isso, o time de Lisboa, que marcou os mesmos 30 gols do líder da competição, vai abrir 2019 na terceira posição, com 31 pontos.

O time que abre a zona de classificação para as competições europeias é o Braga, que também poderia estar perto do Porto se não tivesse sido goleado, justamente pelo vice-líder Benfica, no último jogo de 2018. Mesmo assim, com 30 pontos, a equipe tem vantagem considerável para o Vitória de Guimarães, quinto colocado, que soma 25.

É do Braga que vem o artilheiro do Campeonato Português até o momento. A disputa, dominada nos últimos três anos por Jonas, do Benfica, e Bas Dost, do Sporting, é liderada pelo atacante brasileiro Dyego Souza, que marcou 11 gols. Bas Dost vem logo em seguida, com dez tentos. Jonas, artilheiro da última edição, perdeu cinco jogos do Português com lesão e marcou seis vezes em nove partidas.

Gazeta Esportiva

TAGS