Alemanha rebaixada e semis definidas: veja como está a Liga das Nações Europeias

[FOTO1] A primeira edição da Liga das Nações Europeias tem seus semifinalistas. Inglaterra, Portugal, Holanda e Suíça vão decidir as duas seleções que irão participar da final do torneio, bem como as duas que disputarão o terceiro lugar. As semis acontecerão nos dias 5 e 6 de junho do ano que vem, após o término do calendário anual das ligas europeias.
Para avançar à fase de mata-mata, os times da Liga A, o equivalente à primeira divisão, precisavam vencer os seus grupos. No 1, considerado o da morte, a Holanda terminou com duas vitórias, um empate e uma derrota, finalizando com 7 pontos e vencendo a chave que ainda contou com a França e a rebaixada à Liga B Alemanha.
A Suíça, que fez 9 pontos no grupo 2, precisou de uma virada espetacular contra a Bélgica no último domingo, 18, para conseguir passar de fase. E conseguiu. Depois de estar perdendo por 2 a 0, os suíços precisavam fazer quatro gols. Fizeram cinco e eliminaram os terceiros colocados na Copa do Mundo. A Islândia, que não pontuou, foi rebaixada.
Na chave 3, Portugal foi a vencedora sem nem precisar completar os quatro jogos. A seleção de Cristiano Ronaldo tem 7 pontos em três duelos, seguido de Itália com cinco em quatro. A Polônia, rebaixada, tem apenas um ponto e encerra sua participação na Liga A nesta terça-feira, 20, contra os lusos.
Na última chave da primeira divisão, a emoção também contagiou até o último lance. No domingo, a Inglaterra estava perdendo para os algozes da Copa do Mundo Croácia até os 33 do segundo tempo. Com esse resultado, os ingleses estavam sendo rebaixados e os croatas avançando, com Espanha terminando em segundo. Porém, Jesse Lingard e Harry Kane viraram para o English Team e garantiram a classificação, fazendo com que os vice-campeões do mundo caíssem para a Liga B.
QUEM SOBE E DESCE NAS LIGAS INFERIORES
Na Liga B, três dos quatro grupos já estão definidos. No 1, a Ucrânia conquistou o acesso à próxima Liga A, enquanto a Eslováquia cai para a C. No 3, a Bósnia jogará a primeira divisão e a Irlanda do Norte a terceira. Por fim, na chave 4, a Dinamarca, com oito pontos, já está garantida na A, com a Irlanda sendo rebaixada. O único grupo que ainda há uma disputa é o 2, que tem Rússia (1º com 7 pontos) e Suécia (2º com 4) disputando o acesso. Eles se enfrentam nesta terça-feira e os suecos precisam vencer por três ou mais gols para avançar. Nesse grupo, a Turquia caiu.
Na Liga C, Israel e Escócia jogam nesta terça-feira para ver quem sobe à B. Albânia foi rebaixada nessa chave, que é a 1. No 2, Finlândia já está garantida na segunda divisão, enquanto Grécia e Estônia caíram para a D. No 3, Noruega sobe e Chipre e Eslovênia caem. No grupo 4, nada decidido. A Sérvia joga contra a já rebaixada Lituânia e uma vitória simples garante a vaga. Romênia ainda tenta roubar o primeiro lugar, mas também periga de cair. Enfrenta Montenegro, que está caindo neste momento. A diferença dos dois é de dois pontos.
Na Liga D, Macedônia, Bielorrússia e Geórgia já subiram. Kosovo e Arzebaijão, primeiro e segundo separados por dois pontos no grupo 3, se enfrenta nesta terça-feira para decidir a última vaga na Liga C. Como não há uma Liga E, nenhuma seleção foi rebaixada na quarta divisão.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente