Participamos do

No aniversário do rei: confira os jogos que Pelé fez contra os times cearenses

Foram nove jogos e Pelé não venceu todos
10:58 | Out. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Principal ídolo do futebol brasileiro de todos os tempos, Pelé comemora nesta terça-feira, 23 de outubro de 2018, mais uma ano de aniversário. Nesta data, Edson Arantes do Nascimento completa 78 anos de idade.

Marcado por ter feito 1281 gols em sua carreira, que possui passagens grandiosas por Santos, New York Cosmos e principalmente pela Seleção Brasileira, o jovem da cidade de Três Corações ganhou status de Rei e de maior jogador da história do futebol mundial. Um ídolo eterno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O principal nome do futebol brasileiro esteve dentro de campo em nove oportunidades (de forma registrada) contra os clubes cearenses e se engana quem pensa que ele saiu vitorioso em todas.

A primeira vez foi contra o Fortaleza, durante um amistoso realizado no estádio Presidente Vargas. Naquela oportunidade, Pelé assinou dois gols e viu o Santos sofrer o empate logo em seguida. 

Na segunda vez, Pelé retornou com o Santos para enfrentar um misto entre as equipes de Ferrovário e Fortaleza. A partida marcava o adeus de Zito, ídolo do time paulista, dos gramados. O placar terminou com goleada para a equipe Santista: 5 a 0, com direito a um gol do rei.

Em 1968, Pelé voltou para enfrentar o Ferroviário - que naquele ano havia sido campeão cearense com um time espetacular com grandes nomes como Coca-Cola, Lucinho, Edmar e Raimundinho. A partida foi bastante movimentada, mas terminou empatada sem gols.

Três anos depois, Ceará e Santos se encontraram pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série A. O Alvinegro cearense foi melhor durante todo o jogo, mas o placar não saiu do 0 a 0.

A partida mil de Pelé foi contra o Ceará. O Presidente Vargas estava completamente lotado e viu o atacante santista marcar logo no comecinho da parida. Mas para quem achava que tudo seria festa, o Ceará tratou de tirar a cereja do bolo. O Alvinegro cearense, comandado por Ivonísio Mosca, correu atrás e virou o jogo para 2 a 1. Em 1973, o Vovô voltou a vencer o Santos por 2 a 0, também pela Série A do Campenato Brasileiro.

Ainda no mesmo ano, Pelé veio encarar o Fortaleza no Castelão e venceu sem nenhuma dificuldade. O rei anotou dois gols e viu seus companheiros marcarem outros três fechando a goleada. Ainda deu tempo de Geraldino marcar o gol de honra para o Tricolor.

Um ano depois, o time do Guarani de Juazeiro teve a honra de enfrentar o Santos de Pelé, que foi até Juazeiro do Norte e venceu o time da casa por 2 a 0. Não há registros sobre quem marcou os gols da partida ou detalhes da partida.Não só Pelé, como vários outros nomes estiveram na terra do Padre Cícero. (Confira aqui)

A derradeira partida de Pelé contra uma equipe cearense foi em 1974, contra o Fortaleza e não na Capital Alencarina. O Tricolor viajou até o Pacaembu e arrancou um empate em 1 a 1. 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente