Participamos do

Bahia vence Ceará fora de casa e afunda rival na zona de rebaixamento

O Bahia conquistou sua primeira vitória fora de casa nesta quarta-feira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enfrentando o Ceará em partida adiada no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o time comandado pelo técnico Enderson Moreira foi cirúrgico para frear o ímpeto dos rivais e sair de campo com o triunfo por 2 a 0, [?]
21:45 | Ago. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Bahia conquistou sua primeira vitória fora de casa nesta quarta-feira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enfrentando o Ceará em partida adiada no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o time comandado pelo técnico Enderson Moreira foi cirúrgico para frear o ímpeto dos rivais e sair de campo com o triunfo por 2 a 0, gols de Lucas Fonseca e Gilberto.

Com o resultado, o Bahia se manteve na 11ª colocação, com 25 pontos, e segue próximo da parte de cima da tabela. O Ceará, por sua vez, chegou ao quinto jogo sem vencer na competição por pontos corridos e permaneceu na vice-lanterna, com 17 pontos, dois a mais que o Paraná, último colocado.

O Bahia volta a entrar em campo no próximo domingo, quando visita o Atlético-PR, na Arena da Baixada, às 16h (de Brasília). Já o Ceará terá a difícil missão de superar o Flamengo, também no domingo, às 11h (de Brasília), em pleno Maracanã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogo ? O Ceará comandou as ações ofensivas no primeiro tempo, contudo, esbarrou na falta de eficiência de seus atletas na hora de concluir as jogadas. Explorando bastante as laterais do campo para assustar os adversários, o Vozão até tentou vencer o bloqueio defensivo rival, como, por exemplo, aos 26 minutos, quando Ricardo Bueno arriscou da entrada da área e viu o goleiro do Bahia fazer a defesa, mas não reverteu essa agressividade em gols.

O Bahia, por sua vez, fez o que tinha de fazer. Priorizando a defesa, o time comandado pelo técnico Enderson Moreira surpreendeu aos 27 minutos. Marco Antônio cobrou escanteio no primeiro pau, Nilton desviou de cabeça, e a bola sobrou para Lucas Fonseca, nas costas da zaga. O zagueiro bateu de primeira, firme, mandando no canto direito de Everson, que nada pôde fazer para evitar o grande gol do Tricolor baiano.

Antes de ir para o intervalo, o Ceará ainda tentou acabar com sua desvantagem na reta final do primeiro tempo. Aos 36 minutos, Samuel Xavier recebeu na entrada da área, dominou no peito e bateu com perigo, mas o goleiro Douglas estava ligado para fazer a defesa. Pouco depois, aos 41, foi a vez de Juninho Quixadá fazer fila ao sair da direita e conduzir a bola para dentro e bater para o gol, porém, o jogador do Vozão mandou à esquerda da meta rival.

Segundo tempo

Precisando sair para o jogo na intenção de buscar o empate, o Ceará quase sofreu o segundo gol logo no início do jogo, mais precisamente aos dez minutos, quando o Bahia cobrou falta pela esquerda, o goleiro Éverson saiu para afastar o perigo e, no rebote, quase viu sua própria defesa colocar a bola nas redes. Só não houve gol contra porque o guarda-meta do Vozão estava esperto para fazer a defesa.

O Bahia voltou a assustar aos 21 minutos, desta vez com Zé Rafael. O meia recebeu bom passe de Élber e decidiu soltar um petardo em direção ao gol. Éverson, no entanto, não deu brechas para os rivais, fazendo mais uma importante defesa para evitar uma vantagem ainda maior dos visitantes.

Antes do apito final, o Ceará ainda teve a chance derradeira de ao menos sair de campo com o empate, entretanto, Richardson não contou com a sorte aos 30 minutos, quando experimentou de longe e viu Douglas Friedrich se impor mais uma vez, fazendo outra importante intervenção e impedindo a igualdade dos donos da casa. Para piorar, aos 41 minutos, Gilberto ainda tratou de fazer o segundo do Bahia ao aproveitar a sobra de bola e matar o jogo, sem chances para o goleiro Éverson protagonizar mais uma importante defesa no Presidente Vargas.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 0 X 2 BAHIA

Local: estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Data: 29 de agosto de 2018, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)

Gols: Lucas Fonseca, aos 27 minutos do 1ºT, e Gilberto, aos 41 minutos do 2ºT (Bahia)

Cartões amarelos: Romário e Pedro Ken (Ceará); Léo, Nilton e Gilberto (Bahia)

CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho (Pedro Ken), Richardson e Ricardinho (Romário); Juninho Quixadá, Ricardo Bueno (Arnaldo) e Felipe Azevedo

Técnico: Lisca

BAHIA: Douglas Friedrich; Bruno, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Nilton, Flávio, Gregore, Marco Antônio (Élber) e Zé Rafael (Edigar Junio); Gilberto (Júnior Brumado)

Técnico: Enderson Moreita

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente