Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Lesões abrem espaço para destaque da base ser titular pela primeira vez

Um dos destaques do São Paulo na vitória por 3 a 1 sobre o Red Bull Brasil, o versátil Igor Liziero vive a expectativa de ser titular do time profissional pela primeira vez nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o CRB-AL, em Maceió, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. [?]
08:15 | Mar. 14, 2018
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Um dos destaques do São Paulo na vitória por 3 a 1 sobre o Red Bull Brasil, o versátil Igor Liziero vive a expectativa de ser titular do time profissional pela primeira vez nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o CRB-AL, em Maceió, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

O que torna isso possível são as lesões do volante Hudson e Araruna, que não foram relacionados para o confronto desta noite. Outro fator importante a ser considerado pelo auxiliar André Jardine é a falta de ritmo de Jucilei.

Recuperado de uma contratura na coxa direita, o volante desfalcou a equipe nas últimas cinco partidas. A tendência, portanto, é que o camisa 8 fique como opção no banco de reservas.

Nesse cenário, a disputa por uma vaga no meio-campo tricolor ficaria entre Liziero e Pedro Augusto. Este último foi titular no último domingo, mas acabou substituído pelo primeiro na volta do intervalo.

Aos 20 anos, Liziero agradou durante sua estreia como profissional. Com boa saída de bola, o jovem revelado em Cotia mostrou virtudes defensivas e ofensivas, contribuindo com três desarmes, 25 passes certos em 26 toques, e uma finalização na direção do gol.

Outro aspecto que pesa a favor de Liziero é sua versatilidade. Volante de origem, passou a atuar como lateral esquerdo na base sob o comando do próprio Jardine e, nessa posição, foi um dos destaques do time sub-20 na campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018.

?Comecei na base como volante, mas o Jardine me escalou diversas vezes como lateral esquerdo e me adaptei. Alternei bastante entre lateral e meio de campo na base, e isso foi importante na minha formação?, avaliou Liziero, que também pode servir como opção para as ausências dos lesionados Reinaldo e Edimar.

?Procurei alternar a movimentação pela esquerda durante o jogo (contra o Red Bull) e, felizmente, consegui ajudar a equipe. Claro, senti uma diferença entre a base e o principal, que é mais cadenciado, mas os meus companheiros me ajudaram e me senti à vontade?, completou o garoto, promovido ao elenco profissional na semana passada.

Como Diego Aguirre ainda está atrás de seu visto de trabalho no Brasil, André Jardine seguirá no comando interino do São Paulo nesta quarta-feira. O São Paulo venceu o jogo de ida por 2 a 0, no Morumbi, e avançará à quarta fase do torneio nacional mesmo que perca por um gol de diferença.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo do Ceará foca na aquisição direta de CoronaVac para ampliar vacinação

Covid-19
18:58 | Ago. 05, 2021
Autor Gabriela Custódio
Foto do autor
Gabriela Custódio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Com a suspensão da compra da vacina Sputnik V por estados do Nordeste, anunciada na tarde desta quinta-feira, 5, o Ceará terá como foco a aquisição de doses da CoronaVac diretamente da farmacêutica Sinovac e do Instituto Butantan. Atualmente, o Governo do Ceará negocia três milhões de doses da vacina para acelerar a imunização no Estado. O POVO apurou que as tratativas com o Governo de São Paulo e com a empresa chinesa estão avançadas, aguardando formalização.

"Diante da lentidão do Governo Federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas da aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta. Seguimos firmes agora para a aquisição de mais três milhões de doses da CoronaVac para os cearenses, através de contrato direto com o Instituto Butantã", afirmou o governador Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais.

Um secretário do Governo do Ceará foi enviado à China em maio deste ano para tratar sobre a aquisição diretamente com a Sinovac. Pelo contrato com o Instituto Butantan, que representa a empresa no Brasil, a liberação das doses passou a depender de autorização do governo paulista. Em entrevista coletiva no dia 14 de julho, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), confirmou que irá atender à solicitação do governador do Ceará.

Além disso, Dória informou que também foi procurado por José Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, para a aquisição de doses extras da CoronaVac.

"Daquilo que São Paulo não usar dessas 30 milhões (de doses), e tudo indica que teremos uma sobra de vacinas, nós vamos disponibilizar para os estados que nos solicitarem. Até o limite, evidentemente, daquilo que for possível atender. No caso específico do Ceará e do Espírito Santo, vamos atender", afirmou.

O chefe do Executivo de São Paulo referia-se a 30 milhões adicionais da CoronaVac que o governo estadual adquiriu para vacinar a população.

Suspensão da compra da Sputnik V

Na mesma publicação nas redes sociais, Camilo Santana informou que a suspensão do contrato de compra da Sputnik V teria ocorrido devido a novas limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina estava sendo negociada por estados do Nordeste diretamente com Fundo Soberano Russo, responsável pelo imunizante.

"Isso ocorre devido a novas limitações impostas pela Anvisa, do Governo Federal, que desde o começo desse processo tem colocado sucessivas barreiras para a efetivação da importação e uso da vacina", afirmou o governador.

O contrato previa a compra de 37 milhões de doses da vacina que seria distribuída entre os estados da região Nordeste. Delas, mais de 5,5 milhões de doses seriam para o Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aspirantes: Fortaleza vence Clássico-Rei e avança como líder invicto; Ceará se classifica com o revés

Brasileiro Sub-23
18:50 | Ago. 05, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O Fortaleza venceu o Clássico-Rei pelo Brasileiro de Aspirantes, realizado na tarde desta quinta-feira, 5, no centro de treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú. O gol do triunfo por 1 a 0 foi marcado pelo atacante Coutinho, aos 44 minutos do primeiro tempo. O resultado foi suficiente para os dois avançarem para a próxima fase do certame.

A diferença é que o Tricolor avança como líder do Grupo B e único invicto da competição Sub-23. Dos 24 pontos disputados na primeira fase, o Leão faturou 22. Já o Vovô conseguiu seguir adiante nos critérios de desempate, já que teve os mesmos 9 pontos que o Juventude, quinto colocado e por isso eliminado. O Alvinegro conseguiu uma vitória a mais que o time da Serra Gaúcha.

Na segunda fase, os quatro melhores de cada grupo se mantêm como chave, mas as partidas agora serão entre si — na primeira fase eram times de um grupo contra os do outro —, além de contarem com ida e volta. Ao fim de seis rodadas, somente o líder e o vice-líder de cada grupo seguirão na competição.

O Grupo C contará com Fortaleza, Bragantino, Bahia e Avaí. Já o Grupo D tem Grêmio, Corinthians, Ceará e Figueirense, ambos por ordem de classificação na primeira fase. A tabela deverá ser divulgada pela CBF nos próximos dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Câmara rejeita todos destaques da oposição e PL dos Correios seguirá para Senado

ECONOMIA
18:48 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Câmara dos Deputados finalizou a votação do projeto de lei que abre caminho para a venda dos Correios. O texto foi aprovado mais cedo por 286 votos 173. Agora, a proposta seguirá para apreciação do Senado.
Se tiver o aval da Casa, o governo poderá prosseguir com o plano de privatização da estatal.
Todos os destaques apresentados pela oposição que pretendiam alterar o texto do projeto foram rejeitados pelo plenário da Câmara.
Ao fim da votação, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu o "empenho" das lideranças em torno da matéria.
A proposta foi relatada pelo deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA).
"Queria agradecer ao empenho das lideranças desta casa, que muito embora pensam e possam de qualquer forma pensar diferente, tiveram comportamento e retidão na aprovação dessa matéria. Debate nesta Casa sempre deve ser respeitoso, talvez nós precisássemos só manter a postura no plenário desta Casa em relação ao que se discute e se debate, as opiniões e o debate têm que ser sempre explícita, clara e evidente, mas sempre com postura", também disse Lira, que criticou a postura de parlamentares durante a discussão do PL.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

G-20 se compromete com 12 ações para acelerar transição digital de economias

ECONOMIA
18:48 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os países do G-20 divulgaram em conjunto uma declaração com 12 ações para acelerar a transição digital. O documento é resultado do encontro ministerial que ocorreu nesta quinta-feira, em Trieste, na Itália.
Os ministros se comprometeram a adotar medidas para reforçar políticas industriais e a cooperação internacional para uma transformação digital do crescimento sustentável. Eles reafirmaram sua vontade de implementar inteligência artificial de modo confiável e dizem, através do comunicado, incentivar a meta de conexão à internet para todos até 2025.
Entre as medidas, ainda estão a conscientização dos consumidores e proteção das crianças no ambiente digital. A melhoria na digitalização de serviços públicos, a importância de uma identidade digital e o desenvolvimento de uma regulação ágil, que preveja inovações e previna possíveis impactos negativos pelo progresso da tecnologia na sociedade, também constam no texto.
Conforme divulgado, os ministros receberam ainda um Relatório do G-20 sobre Práticas em Compras Públicas e Inovadoras para Cidades e Comunidades Inteligentes, elaborado pela presidência italiana.
A fim de demonstrar comprometimento com o trabalho para uma digitalização que leve à uma recuperação "resiliente, forte, sustentável e inclusiva", conforme comunicado, os ministros transformaram a já existente força-tarefa em um grupo de trabalho permanente pela economia digital.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Após mais de um ano livre da doença, Ceará registra caso de sarampo

ALERTA PARA VACINAÇÃO
18:45 | Ago. 05, 2021
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará teve uma confirmação de sarampo no último mês de julho, após um ano e três meses sem casos da doença. Em nota técnica de alerta, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçou a recomendação do Ministério da Saúde para vacinação antecipada das crianças de seis a 11 meses de idade, com uma dose da vacina tríplice viral. O município onde houve essa notificação não foi informado. 

A vacina é a única forma de conter a transmissão do sarampo, evitando surtos e mortes. A nota técnica da Sesa, publicada na última segunda-feira, 26, esclarece que toda pessoa não vacinada é suscetível ao sarampo. Por isso, é essencial estar com a caderneta de vacinação em dia. O imunizante está disponível nos postos de saúde dos 184 municípios do Estado.

A pasta também alertou os profissionais de saúde do Ceará da necessidade da "identificação precoce de possíveis casos suspeitos da doença por meio de uma vigilância ativa e oportuna" para evitar "a reintrodução nos demais municípios e circulação ativa do vírus" em território cearense. 

Até 2018, a doença era considerada eliminada no Brasil. Neste ano, até o dia 10 de julho, 499 ocorrências foram confirmadas no País. Outros 148 casos permanecem em investigação. O vírus se mantém em circulação ativa em seis estados: Amapá (394), Pará (88), Alagoas (10), São Paulo (6), Rio de Janeiro (1) e
Ceará (1).

Febre, manchas vermelhas, tosse, coriza e/ou conjuntivite são sintomas do sarampo. Segundo nota técnica da Sesa, “todo caso suspeito é comprovado por critério laboratorial ou vínculo epidemiológico”. O sarampo é transmitido de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Crianças com menos de 1 ano e até 4 anos de idade (grupo em idade pré-escolar) são os mais afetados pelo vírus. Em geral, a vacinação começa a partir dos 12 meses, sendo reforçada aos 15 meses.

Desde 2019, com o recrudescimento de casos no País, o Ministério da Saúde vem recomendando a vacinação com a chamada "dose zero", a partir dos seis meses. Mesmo com a dose "extra", devem ser agendadas as duas doses tradicionais normalmente. 

Conforme Kélvia Borges, orientadora da Célula de Imunização da Sesa, “a baixa adesão à vacina e o acúmulo de crianças não vacinadas ou com esquema incompleto poderão contribuir para o surgimento de surtos e epidemias”.

Dessa forma, “é imprescindível oportunizar intensamente a vacinação de rotina e estabelecer estratégias de vacinação eficazes no resgate dos não vacinados”.

Esquema vacinal

Tríplice viral  - Contra sarampo, caxumba e rubéola


• 12 meses: 1ª dose com Tríplice Viral;
• 15 meses: 2ª dose com Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicela;
• 12 meses a 29 anos: comprovar duas doses de vacina contra o sarampo;
• 30 a 59 anos: comprovar uma dose de vacina contra o sarampo;
• Profissionais de saúde: comprovar duas doses de vacina contra o
sarampo, independente da idade

Sintomas

  • Febre
  • Manchas vermelhas
  • Tosse
  • Coriza
  • Conjuntivite 

Sarampo no Ceará

Conforme último boletim epidemiológico publicado pela Sesa, em 8 de junho de 2020, o Estado confirmou nos meses de fevereiro e março três casos de sarampo, todos no município de Cariré. Até aquele momento, 16 municípios haviam notificado casos suspeitos. Os três casos confirmados foram oriundos de um mesmo surto. Nenhum óbito foi registrado. 

Em 2019 foram notificados casos de sarampo por 62 municípios, destes, 13 confirmaram casos: Acarape (01), Cruz (01), Frecheirinha (01), Fortaleza (07), lcó (01), Itarema (01), Itaitinga (01), Jaguaribe (01), Maracanaú (1), Maranguape (01), Paracuru (1), Russas (01) e Varjota (01)

Notificações ou dúvidas

Vigilância das Doenças Exantemáticas da Sesa 

Contato: (85) 3101 5214 ou e-mail: [email protected] (dias úteis)

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs)

Contato: (85) 98724 0455 (demais dias)

As unidades de saúde devem comunicar casos da doença às Secretarias Municipais de Saúde dentro das primeiras 24 horas da identificação. Além disso, a notificação deve ser registrada também na pasta estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags