select ds_midia_link from midia where cd_midia = limit 1
Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Com Valdívia inspirado, São Paulo faz 3 a 0 no CRB e confirma vaga

Sem sustos, o São Paulo se classificou para a quarta fase da Copa do Brasil durante a noite desta quarta-feira. Ainda sob o comando interino de André Jardine e observado por Diego Aguirre dos camarotes do Estádio Rei Pelé, o time tricolor derrotou o CRB-AL por 3 a 0, com gols de Marcos Guilherme, Valdívia [?]
21:30 | Mar. 14, 2018
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Sem sustos, o São Paulo se classificou para a quarta fase da Copa do Brasil durante a noite desta quarta-feira. Ainda sob o comando interino de André Jardine e observado por Diego Aguirre dos camarotes do Estádio Rei Pelé, o time tricolor derrotou o CRB-AL por 3 a 0, com gols de Marcos Guilherme, Valdívia e Rodrigo Caio.

Com o resultado ? construído com a participação de Valdívia nos três gols -, o São Paulo bateu a equipe alagoana por 5 a 0 no placar agregado, uma vez que havia vencido a ida por 2 a 0, no Morumbi. O seu próximo adversário sairá de sorteio a ser realizado pela CBF, na próxima segunda-feira.

Antes, porém, o Tricolor volta o seu foco para o Campeonato Paulista. Provavelmente com a situação de Diego Aguirre já regularizada, a equipe visitará o São Caetano neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Anacleto Campanella, pelo primeiro duelo das quartas de final.

O Jogo ? Titulares na vitória contra o Red Bull Brasil, Nenê e Diego Souza começaram o duelo com o CRB como opções no banco. Já Éder Militão e Rodrigo Caio, poupados no domingo, e Jucilei e Anderson Martins, recuperados de lesão, voltaram ao time para fortalecer o sistema defensivo.

Diante da pressão inicial dos alagoanos, o São Paulo aproveitou os espaços para abrir o placar logo aos cinco minutos. Após erro na saída de bola do CRB, Valdívia arrancou pela esquerda e inverteu para Marcos Guilherme. A bola sofreu desvio no meio do caminho, mas chegou no atacante, que acertou belo chute de fora da área, no canto direito de João Carlos, sem chances de defesa.

Ciente que o CRB sentiu o gol, o Tricolor se manteve ligado, mas desperdiçou chance incrível de ampliar a vantagem aos 11 minutos, quando Rodrigo Caio deixou Tréllez na cara do arqueiro, dentro da pequena área. O centroavante, porém, mandou para fora.

Mas o colombiano não seria o único a perder uma grande oportunidade. Aos 29 minutos, Willians Santana recebeu bom passe na esquerda, invadiu a área e chutou cruzado. No rebote de Jean, Neto Baiano, com o gol vazio, furou a bola, que saiu pela linha de fundo.

O São Paulo não diminuiu o seu ímpeto na volta do intervalo e marcou o seu segundo gol no início da etapa complementar. Aos dois minutos, Petros tabelou com Marcos Guilherme e cruzou rasteiro para o meio da área. Valdívia, com o gol vazio, só empurrou para a rede.

Com mais de 60% de posse de bola, os visitantes continuaram em cima. Após cobrança de escanteio perfeita de Valdívia, Rodrigo Caio subiu bem e testou no canto direito. A bola ainda tocou na trave antes de entrar para a alegria do zagueiro convocado por Tite.

Com a vaga praticamente garantida, Jardine colocou Liziero, Brenner e Lucas Fernandes nas vagas de Júnior Tavares, Tréllez e Petros. Mazola Júnior, técnico do CRB, também mexeu na equipe para tentar diminuir o prejuízo. Mas não adiantou. Com a torcida brava com o time da casa, o Tricolor administrou bem a vantagem para consolidar o triunfo em Maceió.

FICHA TÉCNICA

CRB-AL 0 X 3 SÃO PAULO

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

Data: 14 de março de 2018, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Assistentes: Michael Correia e Carlos Henrique de Lima Filho (ambos do RJ)

Cartão Amarelo: Edson Ratinho e Flávio Boaventura (CRB); Tréllez e Petros (São Paulo)

Cartão Vermelho: ?

Gols:

SÃO PAULO: Marcos Guilherme, aos cinco minutos do primeiro tempo; Valdívia, aos dois, e Rodrigo Caio, aos 13 minutos do segundo tempo

CRB-AL: João Carlos; Ayrton, Flávio Boaventura, Anderson Conceição e Diego; Feijão (Serginho), Edson Ratinho (Rafael Bastos) e Juliano; Neto Baiano (Marcão), Willians Santana e Juninho Potiguar

Técnico: Mazola Júnior

SÃO PAULO: Jean; Éder Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins e Júnior Tavares (Liziero); Jucilei e Petros (Lucas Fernandes); Marcos Guilherme, Cueva e Valdívia; Tréllez (Brenner)

Técnico: André Jardine (interino)

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guto celebra triunfo em Clássico-Rei e exalta sequência invicta na Série A

Palavra do chefe
2021-08-02 00:50:00
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, de virada, no último domingo, 1º, na Arena Castelão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico do Ceará, Guto Ferreira, explicou a formação inicial da equipe, comemorou o resultado positivo e enalteceu a sequência de dez jogos de invencibilidade na competição.

"Foi um jogo extremamente disputado, em que as duas equipes tiveram muito espírito de luta, e o Ceará foi mais preciso nas jogadas que criou, conseguiu fazer três gols e venceu", resumiu o comandante.

Em cinco confrontos diante do Tricolor em 2021, o Alvinegro ainda não tinha vencido - eram três empates e duas derrotas até então. O treinador celebrou o primeiro triunfo - inclusive no duelo pessoal com o argentino Juan Pablo Vojvoda - e destacou a importância dos três pontos somados para a campanha no Brasileirão.

"Esse ano foi a primeira (vitória). Para mim, pessoalmente, foi mais um jogo de três pontos, importante, um clássico. Mantivemos a sétima colocação, chegamos a 22 pontos e, o principal, a décima partida sem derrota, fazendo, mais uma vez, o dever de casa como mandante. Clássico todo mundo quer ganhar, e eu também quero ganhar os clássicos, mas o efeito final é para o torcedor. Para mim, foi mais um jogo. Um jogo importante, sim, porque foi a décima partida invicto", ponderou.

Guto Ferreira também falou sobre a escalação do Vovô para o duelo. Com a intenção de fortalecer o sistema defensivo, Fernando Sobral atuou na lateral direita, com William Oliveira como volante, Kelvyn no meio-campo e Vina na referência do ataque. As mudanças no segundo tempo retomaram o esquema tradicional e contribuíram para a vitória.

"O jogo do Fortaleza é muito forte pelas alas, além do meio, e nós dobramos lateral e meio-campo dos dois lados, com jogadores de força e com chegada à frente. No início do jogo, o rival marcou muito forte, nós tivemos dificuldade de propor o jogo de frente, mas essa situação não prosseguiu. O rival foi cansando, abrindo os espaços. No início, eles conseguiram o gol, foi em uma bola parada, a maioria das finalizações deles foram de fora da área, a nossa defesa esteve bem postada, ou situação que não foram claríssimas de gol, com exceção da bola parada que eles conseguiram o gol. Mas nós conseguimos, mesmo não tendo feito um bom primeiro tempo, o empate, já tínhamos conseguido algumas jogadas. No segundo tempo, fizemos uma mudança, voltamos ao nosso sistema mais usual. O Cléber entrou muito bem no jogo, e nós conseguimos ser mais agressivos a partir das mudanças também e conseguimos fazer os gols que nos deram a vitória", avaliou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vojvoda diz que derrota no Clássico-Rei é dolorosa, elogia primeiro tempo do Leão e pede foco no CRB

Coletiva
2021-08-02 00:49:00
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Apesar da derrota do Fortaleza por 3 a 1 no Clássico-Rei deste domingo, 1º, o técnico do Leão, Juan Pablo Vojvoda, ressaltou que o Ceará não foi superior na partida. Para o argentino, houve um equilíbrio no duelo no segundo tempo e o time alvinegro soube aproveitar melhor as chances que criou.

“No primeiro tempo o Fortaleza jogou bem, principalmente nos 25 minutos iniciais. Fez um jogo com posse de bola, de criação de jogadas para gol, teve muita concentração. Acho que nos primeiros 45 minutos o Fortaleza foi superior ao adversário. Baixou (a intensidade) por dez minutos, coisa normal e nesse tempo foi um jogo controlado, mas o adversário conseguiu fazer o gol numa jogada mais clara, porém, não criavam (antes) problemas ao Fortaleza. No segundo tempo, é verdade que nivelaram o jogo, mas sem ser superior. Encontraram o gol em um momento importante”, analisou Vojvoda.

+"Resultado não diz o que foi o jogo", avalia Matheus Jussa após derrota do Fortaleza no Clássico-Rei

Sobre a queda de ritmo do Tricolor no segundo tempo, o treinador não quis apontar um só problema. Para ele, muitas variantes interferem na mudança de cenário de um jogo, inclusive situações que partem do time que se enfrenta.

"Acho que futebol é todo um conjunto. Interferem fatores físicos, emocionais, táticos, técnicos, dos jogadores, tem muitos fatores, não um só. Se é uma alteração tática do adversário, se é uma resposta física da nossa parte [...] No primeiro tempo, acho que o Fortaleza demonstrou superioridade, mas no segundo o adversário teve melhor jogo e converteu em gol. O Fortaleza teve situações para converter e não fez, nessa partida não convertemos", admite.

O treinador tricolor não escondeu o incômodo de perder o Clássico-Rei, mas frisou que o Fortaleza se portou bem por um período considerável da partida e defendeu que a equipe deve seguir pelo mesmo caminho.

"É doloroso, é um clássico. Nós fizemos um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo, repito, foi igual, no entanto o adversário conseguiu o gol. Nós temos que seguir pelo caminho que estamos seguindo, de trabalho, de humildade e de funcionamento da equipe, Hoje mesmo, apesar de ter perdido, acho que o funcionamento durante 30 ou 40 minutos foi bom. Futebol tem resultados e hoje perdemos", disse.

O Clássico-Rei, porém, já ficou para trás. A partir desta segunda-feira, quando o time se apresenta, o foco se volta novamente para a Copa do Brasil. "Trabalharemos em recuperação, principalmente para os jogadores que atuaram hoje; também trabalhamos parte emocional, psicológica, porém, psicologicamente, tem que digerir rápido essa dolorosa derrota e pensar já amanhã (segunda-feira) no jogo do CRB, que é muito importante para nós, define passagem para a próxima fase da Copa do Brasil. Será um jogo disputado e teremos que fazer uma boa partida", prega.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guto Ferreira quebra jejum e vence Vojvoda pela primeira vez em 2021

DUELO TÁTICO
2021-08-02 00:37:01
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Além de vencer o Clássico-Rei por 3 a 1 e engatar uma sequência invicta de 10 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, Guto Ferreira encerrou um incômodo jejum neste ano. Nos quatro primeiros encontros entre o treinador alvinegro e o argentino Juan Pablo Vojvoda, o comandante do Vovô não havia vencido nenhum duelo, com duas derrotas e dois empates.

No duelo tático entre os treinadores, Guto tentou surpreender na escalação inicial, promovendo o volante Willian Oliveira e o polivalente Kelvyn à equipe titular. O comandante do Vovô também modificou a posição de alguns jogadores. Fernando Sobral, volante de origem, iniciou a partida como lateral-direito, enquanto o meia-campista Vina atuou de forma centralizada, como um falso nove.

Vojvoda, por sua vez, utilizou a mesma estratégia que o fez ter sucesso nos clássicos anteriores. Distribuído em um 3-5-2, com Tinga formando a linha de zaga ao lado de Titi e Benevenuto, o Leão fez um primeiro tempo intenso, com muitas finalizações e domínio da partida. Apesar de sair na frente do placar, logo no início do jogo, a equipe comandada pelo argentino não conseguiu manter o ritmo.

Kelvyn, aposta de Guto, foi o autor do gol de empate do Ceará, no fim do primeiro tempo, igualando a partida em 1 a 1. Na etapa final, o treinador alvinegro fez duas trocas que mudaram o rumo da partida: Cléber e Rick, responsáveis pelos gols da virada. O resultado colocou fim a invencibilidade de 19 jogos do Fortaleza jogando na Arena Castelão.

Treinador mais longevo do Brasileirão, Guto completou 92 jogos à frente do Vovô. São 40 vitórias, 28 empates e 24 derrotas, com 53,6% de aproveitamento. Foram 132 gols marcados e 92 gols sofridos. Durante este período, em clássicos disputados na Série A, o comandante alvinegro venceu todos, dois em 2020 e um neste ano.

SÉRIE A: Gols de Ceará 3 x 1 Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Horóscopo: previsão para seu signo hoje, segunda, 2 de agosto

2021-08-02 00:30:00
Autor Vida&Arte
Foto do autor
Vida&Arte Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

ÁRIES

Tente se abrir ao intercâmbio de conhecimento. Momento favorável para aprimorar os processos comunicativos, melhorando a convivência com os pares. Procure viabilizar ações em parceria, visto que a Lua transita entre o setor das ideias e o social, ficando Nova ao final desse período.

TOURO

Busque melhorar a vida doméstica. Procure adotar postura prática na gestão do cotidiano, o que pode ajudar a instrumentalizar as rotinas, além de otimizar recursos, considerando que a Lua transita entre as áreas material e familiar, ficando Nova ao final dessa fase.

GÊMEOS

Os estudos e o planejamento da vida podem prosperar. Momento de expansão de ideias, tendo como propulsores o autoconhecimento e o intercâmbio de pensamento, visto que a Lua transita entre seu signo e a área comunicativa, ficando Nova ao final desse percurso.

CÂNCER

A Lua fica Nova ao final dessa fase, de modo que resolvidos os problemas, você pode criar oportunidades financeiramente boas. Tente aproveitar para fazer ajustes práticos com relação à vida, especialmente quanto ao patrimônio, pois a Lua transita entre as áreas de crise e material.

LEÃO

Seus relacionamentos podem ser depurados e você tende a se posicionar com confiança em prol dos seus interesses, sobretudo agora. O momento promove grande aprendizado a partir das experiências interpessoais, já que a Lua se desloca entre a área de amizades e seu signo.

VIRGEM

Como aponta a Lua Nova ao final do período, não se trata apenas de superar obstáculos, mas de mudar sua postura com relação a eles. Você tende a ter maior consciência dos desafios profissionais, o que lhe ajuda a fazer mudanças importantes, pois a Lua migra do setor do trabalho ao de crise.

LIBRA

Procure se conectar com seu lado fraterno. Busque renovar seu jeito de encarar o mundo e as pessoas, já que isso pode ajudar no fortalecimento dos vínculos que comungam de valores elevados sobre a vida, pois a Lua migra da área espiritual à de amizades, entrando na fase Nova.

ESCORPIÃO

Ideias inovadoras podem desabrochar na Lua Nova. Você tende a ter experiências de autoconhecimento que lhe ajudam a entender o que deve ser ajustado para que você trilhe caminhos que sejam coerentes com suas vocações, já que a Lua transita entre os setores íntimo e profissional.

SAGITÁRIO

Oportunidades de parceria podem a desabrochar com a Lua Nova. Seus relacionamentos são guiados por processo de análise e fortalecimento, visto que a Lua transita entre as áreas relacionadas ao trato interpessoal e à espiritualidade, levando a conexão profunda com certas pessoas.

CAPRICÓRNIO

A Lua Nova tende a lhe fazer encarar a vida sob novas perspectivas. Busque ter maior atenção com as rotinas e a vida privada, já que a Lua transita entre as áreas do cotidiano e da intimidade, o que contribui com o fortalecimento do cotidiano e das relações familiares.

AQUÁRIO

A Lua Nova pode sugerir renascer de vínculos que leva a parcerias interessantes. O trato interpessoal tende a ser estimulado, favorecendo desde o ajuste de interesses na vida cotidiana à interação com os amigos nas redes virtuais, pois a Lua transita no eixo social-relacionamentos.

PEIXES

Sua percepção acerca da saúde tende a crescer com a Lua Nova. O momento pode direcionar suas atenções para o dia a dia, o que ajuda com ajustes que lhe permitam conciliar as demandas de casa, estudantis e de trabalho, já que a Lua transita entre as áreas familiar e cotidiana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Projeto realiza seminário com foco no artesanato cearense

seminário
2021-08-02 00:30:00
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma caminhada no Centro da Cidade promove encontros com objetos clássicos do artesanato cearense: cestos com fibra de carnaúba, bolsa de palha, rendas, redes e mais. Os artesãos fazem parte da tradição cearense mas não deixaram de ser afetados pela pandemia. A falta de produção e comercialização resultou na vulnerabilidade social e econômica desses produtores. Nesse contexto, o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza criou o projeto Terrartesã, uma plataforma de apoio aos artesãos e à comercialização do artesanato cearense.

Percorrendo o interior do Ceará, a iniciativa buscou por grupos e artesãos para incentivar o retorno às produções por meio da elaboração de um e-commerce. Através do site, o Terraartesã vende materiais em todo o Brasil, aliado a um trabalho intensivo de divulgação nas redes sociais. O projeto também beneficia grupos de rendeiras com o microcrédito do Fundo Social Dona de Mim através do Grupo Mulheres do Brasil, para compra de materiais como estímulo para a retomada da produção.

Leia Também | SuprEmma: conheça a artista drag queen que chamou atenção de Pabllo Vittar

Annette de Castro é uma das fundadoras do grupo e conta que desde o início do núcleo em Fortaleza, sabia que era preciso dar foco ao artesanato cearense. Para ela, a raiz do sucesso do artesanato é assegurar o comércio e a pandemia afetou diretamente as vendas, já que o turismo, um dos principais meios de comercialização, foi paralisado. A falta de compradores fez com que as produções fossem interrompidas e foi aí que o Grupo Mulheres do Brasil decidiu agir.

"Criamos o Terrartesã, um e-commerce, já que não tinha como criar uma loja física. O objetivo era comprar o artesanato e comercializar, permitindo que os artesãos voltassem a trabalhar", explica Annette. O projeto já tem planos para ir além no futuro, criando um marketplace onde os próprios artesãos poderão ter suas lojas online no site.

Já são mais de 40 grupos que integram o e-commerce. Para apoiar ainda mais os artesãos cearenses, o projeto realiza entre os dias 2 e 6 de agosto o "I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará". Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o evento acontece online, com o objetivo de promover o diálogo entre artesãos, pesquisadores, empreendedores e o poder público.

Leia Também | Amazon Prime Video: Confira os lançamentos de filmes e séries em agosto

A programação é voltada para a valorização e divulgação do artesanato cearense, dividida em quatro pontos: capacitação do artesão em novas tecnologias; oportunidades de negócios no artesanato; inovação e tradição: artesanato, design e moda; e políticas públicas para o fortalecimento do setor. Os conteúdos serão disponibilizados por meio de uma plataforma virtual com acesso livre, gratuito e acessível, contando ainda com legendagem descritiva de todas as palestras.

Ethel Whitehurst, curadora do evento, conta que a programação foi pensada de modo a contemplar diferentes olhares para o artesanato do Estado. Annette acrescenta que o Seminário "tem o intuito de criar um ambiente de amplo diálogo com vistas a fortalecer o artesanato no Estado como fonte de renda e de desenvolvimento social".

A iniciativa conta com a participação de Luiza Helena Trajano (presidente do Grupo Mulheres do Brasil), Socorro França (secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará), Patrícia Liebman (gerente da Ceart) e Angelice Custódio (presidente da Federação das Cooperativas e Associações De Artesãos Do Ceará - Fecarce).

Leia Também | Lady Gaga divulga primeiro cartaz de "House of Gucci"

Também estarão presentes especialistas no tema como a presidente da Artesol Sonia Quintela, o designer Érico Gondim e a empresária Celina Hissa, além de artesãos como Evandira Moreira (renda filé), Gilmar Martins (tecelagem) e Andrea Guedes (crochê).

Annette vê a realização do evento como um passo de esperança para o futuro e acredita que a comercialização do artesanato cearense crescerá com a retomada da economia. "A maior parte do turismo será dentro do País", acredita, devido às restrições que ainda existem para viajar no exterior. "É o momento de divulgar, comercializar e propagar o artesanato para os próprios brasileiros que visitam nosso Estado, para que eles possam se sensibilizar e conhecer que produtos belos nós temos em nossa região", afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags