Participamos do

Uefa realiza nesta quarta-feira o sorteio da Liga das Nações

A Uefa realiza nesta quarta-feira o sorteio da Liga das Nações, novo torneio de seleções europeias criado pela entidade, que terá início no dia 6 de setembro de 2018. As 55 seleções-membro vão participar e serão divididas em quatro ligas: A, B, C e D. As 12 seleções mais bem colocadas no ranking da Uefa [?]
18:45 | Jan. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Uefa realiza nesta quarta-feira o sorteio da Liga das Nações, novo torneio de seleções europeias criado pela entidade, que terá início no dia 6 de setembro de 2018.

As 55 seleções-membro vão participar e serão divididas em quatro ligas: A, B, C e D. As 12 seleções mais bem colocadas no ranking da Uefa ficarão na liga A, as 12 seguintes ocuparão a liga B, as 15 seguintes a C e as 16 últimas a D.

As ligas serão sub-divididas em quatro grupos, e as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta entre setembro de novembro de 2018. Os vencedores de cada grupo se classificam para o quadrangular final, que será realizado em junho de 2019 e contará com semifinais, final e disputa de terceiro colocado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os vencedores dos grupos das ligas B, C e D serão promovidos de liga, enquanto os últimos colocados das ligas A, B e C serão rebaixados.

As seleções que ficarem em primeiro lugar nos grupos, se não estiverem classificadas para a Eurocopa por meio das eliminatórias, poderão disputar a repescagem do torneio continental.

Antes, a repescagem era disputada entre os terceiros colocados dos grupos das eliminatórias. Agora, com a criação do Liga das Nações, ela será composta pelos 16 vencedores dos grupos (ou a equipe que vier logo atrás, caso a primeira já esteja classificada) do novo torneio.

O porquê de uma nova competição

Segundo Michel Platini, a ideia da criação de um novo torneio veio das próprias seleções, cansadas dos amistosos que muitas vezes não eram competitivos e apenas faziam com que o calendário ficasse mais apertado.

?Os amistosos já não interessam a ninguém, nem aos jornalistas, nem ao público. As federações pediram uma competição?, disse o então presidente da Uefa em 2014, quando apresentou a Liga das Nações.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente