Participamos do

Sorteios da Copa do Mundo guardam histórias para relembrar

09:54 | Dez. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Das mãos do inocente neto de Jules Rimet, em 1938, à homenagem a Nelson Mandela no Brasil, em 2014, os sorteios da Copa do Mundo têm uma história rica em histórias e momentos para guardar na memória.
 
A primeira edição do torneio foi feita por meio de convite, com 13 países. O sorteio foi efeito após a chegada de todos os times, a três dias do início da competição.
 
Em um salão do Ministério de Relações Exteriores da França, em Paris, uma criança sobe na mesa para tirar os nomes dos times de dentro de uma grande jarra transparente. A "mão inocente" era do neto de Jules Rimet, presidente da Fifa e criador da Copa do Mundo, e que segura o vaso para ajudar o garoto.
 
Antes desse Mundial, organizado pela primeira vez no país que inventou o futebol, o sorteio fez história ao ser transmitido pela primeira vez pela televisão, desde o Royal Garden Hotel de Londres.
 
Desta vez, a "mão inocente" foi de um jovem de 11 anos integrante de um coro de Berlim. O azar colocou a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental no mesmo grupo. O país estava dividido e o sorteio caiu como uma bomba geopolítica.
 
No Palácio de Congressos de Madri, as bolas se dividiram em uma espécie de simulador de máquina de lavar que ia misturando os nomes. Houve um problema mecânico com uma delas e isso criou problemas para a realização do sorteio, sendo dominado pelo caos. Foi quando a Fifa decidiu voltar aos sorteios manuais.
 
O sorteio de Roma teve um antes e depois. Foi realizado pelo então secretário geral da Fifa, Joseph Blatter, ao lado da atriz Sophia Loren. "Também estavam Pavarotti, Rummenigge, Bobby Moore, Pelé, Platini. Foi o primeiro dos grandes shows", destacou David Ausseil, responsável pelo departamento de filmes da Fifa, durante sorteio da Copa de 2014 No Brasil.

O espetáculo fica ainda maior. O Centro de Convenções de Nevada, em Las Vegas, se encheu com 4.500 pessoas para um sorteio-show com atuação do cantor americano James Brown.
 
Um jogo de gala entre uma seleção da Europa e outra do resto do mundo, com vitória por 2 a 0 para os europeus, foi realizado no estádio Velodrome de Marselha. Foram 32 jogadores, um para cada país classificado, entre eles Ronaldo (Brasil) e Zinedine Zidane (França), que depois se enfrentaram na final.
 
Os organizadores levaram personalidades como Pelé, Lothar Matthäus, Roger Milla e Johan Cruyff até Leipzig, para um sorteio que teve a modelo Heidi Klum como mestre de cerimônias. A audiência da televisão bateu recordes, com 300 milhões de pessoas acompanhando o sorteio em quase 150 países.
 
Na Cidade do Cabo, a atriz Charlize Theron ajudou Jérôme Valcke, então secretário geral da Fifa, a realizar o sorteio. A estrela do cinema sul-africano brincou no teste final ao gritar "Irlanda" em vez de "França", surpreendendo a todos. "Foi só uma piada", explicou Valcke. O motivo da brincadeira foi a eliminação dos irlandeses na repescagem contra os franceses, graças a um gol que Thierry Henry marcou ao matar a bola com a mão.
 
O sorteio foi realizado na Costa do Sauípe e teve momentos para homenagear o ícone da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, morto na véspera. O discurso da presidenta Dilma Rousseff anunciou a chegada da "Copa das Copas". O sorteio foi caprichosos e deixou Espanha e Holanda, finalistas da edição anterior, no mesmo grupo da primeira fase.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente