Participamos do

Mundial de Clubes deve ter novo formato, de acordo com jornal

O Mundial de Clubes deve ser reformulado pela FIFA, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo destacou neste sábado. As principais mudanças envolvem o número de participantes da competição e o formato, além da frequência da disputa. O torneio internacional substituiria a Copa das Confederações, sediada este ano na Rússia e vencida pela Alemanha. Além disso, seria [?]
11:45 | Ago. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Mundial de Clubes deve ser reformulado pela FIFA, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo destacou neste sábado. As principais mudanças envolvem o número de participantes da competição e o formato, além da frequência da disputa.

O torneio internacional substituiria a Copa das Confederações, sediada este ano na Rússia e vencida pela Alemanha. Além disso, seria realizado a cada quatro anos, na segunda quinzena de julho, com a primeira edição acontecendo na China, em 2021. Para completar, o Mundial contaria com 24 clubes.

Com relação ao formato, os clubes seriam divididos em oito grupos de três equipes. Apenas o primeiro colocado de cada chave se classificaria para a fase de mata-mata, começando pelas quartas de finais. A divisão das vagas contaria com espaço para 12 times europeus, cinco sul-americanos, dois asiáticos, dois africanos e um norte-americano. A FIFA ainda estaria buscando uma solução para incluir uma equipe da Oceania na competição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As 12 equipes da Europa seriam definidas pelos quatro últimos vencedores da Liga dos Campeões, os quatro últimos vices da competição e os outros quatro clubes com o melhor coeficiente europeu. O Mundo Deportivo não esclareceu como seria feita a divisão das outras regiões.

O Real Madrid conquistou a última edição da competição internacional, ao vencer o Kashima Antlers, por 4 a 2. O placar foi decidido apenas na prorrogação, com o português Cristiano Ronaldo marcando três vezes na partida.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente