select ds_midia_link from midia where cd_midia = limit 1
Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Após idas e vindas, zaga do São Paulo volta a ter excesso de opções

Com a chegada de Bruno Alves, a zaga do São Paulo voltou a ter um excesso de opções. São sete para um total de duas vagas no esquema de Dorival Júnior. A quantidade de jogadores que atuam nesse setor é a mesma do início do ano, quando o então técnico Rogério Ceni lamentava que alguns [?]
08:15 | Ago. 24, 2017
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Com a chegada de Bruno Alves, a zaga do São Paulo voltou a ter um excesso de opções. São sete para um total de duas vagas no esquema de Dorival Júnior. A quantidade de jogadores que atuam nesse setor é a mesma do início do ano, quando o então técnico Rogério Ceni lamentava que alguns zagueiros ficariam ?chateados? pela falta de oportunidades.

No elenco atual, os zagueiros são Robert Arboleda, Rodrigo Caio, Diego Lugano, Aderllan, Douglas e Bruno Alves. Além deles, Éder Militão, que é volante de origem, pode exercer a função.

De janeiro até meados de março, o Tricolor também tinha sete opções para o setor. Além de Rodrigo Caio, Lugano e Douglas, Maicon, Lyanco, Breno e Lucão eram as alternativas.

Desses, Maicon e Lyanco foram vendidos para Galatasaray-TUR e Torino-ITA, e Breno e Lucão foram emprestados para Vasco e Gil Vicente-POR, respectivamente.

Em sua apresentação à imprensa, na última quarta-feira, Bruno Alves disse que se adaptou a atuar pelos dois lados do miolo de zaga enquanto jogador do Figueirense (2013 a 2017).

O problema para os zagueiros reservas é que Dorival Júnior tem insistido na dupla formada entre Arboleda e Rodrigo Caio. Das nove partidas em que o treinador esteve à frente da equipe, os dois foram titulares em oito delas.

Douglas e Lugano ainda não foram utilizados pelo técnico, enquanto Aderllan, apresentado em 20 de julho, nem sequer estreou com a camisa tricolor.

A única vez em que o miolo de zaga foi alterado ocorreu na derrota por 2 a 1 para o Bahia, em 6 de agosto, em função da suspensão de Rodrigo Caio. Na ocasião, Militão acabou jogando improvisado na esquerda e não foi bem, falhando no primeiro gol dos baianos.

Contratado a pedido de Dorival, Bruno Alves afirmou que o método de trabalho do comandante deve facilitar o seu entrosamento na equipe, entretanto. ?Percebi que os treinos do Dorival são muito intensos, bem posicionados. Quando se depende de treinador com visão tática diferente, ajuda. Fica mais fácil de entrar no time?, analisou.

Já regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, Bruno Alves pode estrear no clássico contra o Palmeiras, domingo, no Palestra Itália. A tendência, contudo, é que, se for relacionado, fique como opção no banco de reservas. Foi nessa condição que ele participou de seu primeiro treino tático, na última quarta-feira.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guto Ferreira quebra jejum e vence Vojvoda pela primeira vez em 2021

DUELO TÁTICO
2021-08-02 00:37:01
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Além de vencer o Clássico-Rei por 3 a 1 e engatar uma sequência invicta de 10 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, Guto Ferreira encerrou um incômodo jejum neste ano. Nos quatro primeiros encontros entre o treinador alvinegro e o argentino Juan Pablo Vojvoda, o comandante do Vovô não havia vencido nenhum duelo, com duas derrotas e dois empates.

No duelo tático entre os treinadores, Guto tentou surpreender na escalação inicial, promovendo o volante Willian Oliveira e o polivalente Kelvyn à equipe titular. O comandante do Vovô também modificou a posição de alguns jogadores. Fernando Sobral, volante de origem, iniciou a partida como lateral-direito, enquanto o meia-campista Vina atuou de forma centralizada, como um falso nove.

Vojvoda, por sua vez, utilizou a mesma estratégia que o fez ter sucesso nos clássicos anteriores. Distribuído em um 3-5-2, com Tinga formando a linha de zaga ao lado de Titi e Benevenuto, o Leão fez um primeiro tempo intenso, com muitas finalizações e domínio da partida. Apesar de sair na frente do placar, logo no início do jogo, a equipe comandada pelo argentino não conseguiu manter o ritmo.

Kelvyn, aposta de Guto, foi o autor do gol de empate do Ceará, no fim do primeiro tempo, igualando a partida em 1 a 1. Na etapa final, o treinador alvinegro fez duas trocas que mudaram o rumo da partida: Cléber e Rick, responsáveis pelos gols da virada. O resultado colocou fim a invencibilidade de 19 jogos do Fortaleza jogando na Arena Castelão.

Treinador mais longevo do Brasileirão, Guto completou 92 jogos à frente do Vovô. São 40 vitórias, 28 empates e 24 derrotas, com 53,6% de aproveitamento. Foram 132 gols marcados e 92 gols sofridos. Durante este período, em clássicos disputados na Série A, o comandante alvinegro venceu todos, dois em 2020 e um neste ano.

SÉRIE A: Gols de Ceará 3 x 1 Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Horóscopo: previsão para seu signo hoje, segunda, 2 de agosto

2021-08-02 00:30:00
Autor Vida&Arte
Foto do autor
Vida&Arte Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

ÁRIES

Tente se abrir ao intercâmbio de conhecimento. Momento favorável para aprimorar os processos comunicativos, melhorando a convivência com os pares. Procure viabilizar ações em parceria, visto que a Lua transita entre o setor das ideias e o social, ficando Nova ao final desse período.

TOURO

Busque melhorar a vida doméstica. Procure adotar postura prática na gestão do cotidiano, o que pode ajudar a instrumentalizar as rotinas, além de otimizar recursos, considerando que a Lua transita entre as áreas material e familiar, ficando Nova ao final dessa fase.

GÊMEOS

Os estudos e o planejamento da vida podem prosperar. Momento de expansão de ideias, tendo como propulsores o autoconhecimento e o intercâmbio de pensamento, visto que a Lua transita entre seu signo e a área comunicativa, ficando Nova ao final desse percurso.

CÂNCER

A Lua fica Nova ao final dessa fase, de modo que resolvidos os problemas, você pode criar oportunidades financeiramente boas. Tente aproveitar para fazer ajustes práticos com relação à vida, especialmente quanto ao patrimônio, pois a Lua transita entre as áreas de crise e material.

LEÃO

Seus relacionamentos podem ser depurados e você tende a se posicionar com confiança em prol dos seus interesses, sobretudo agora. O momento promove grande aprendizado a partir das experiências interpessoais, já que a Lua se desloca entre a área de amizades e seu signo.

VIRGEM

Como aponta a Lua Nova ao final do período, não se trata apenas de superar obstáculos, mas de mudar sua postura com relação a eles. Você tende a ter maior consciência dos desafios profissionais, o que lhe ajuda a fazer mudanças importantes, pois a Lua migra do setor do trabalho ao de crise.

LIBRA

Procure se conectar com seu lado fraterno. Busque renovar seu jeito de encarar o mundo e as pessoas, já que isso pode ajudar no fortalecimento dos vínculos que comungam de valores elevados sobre a vida, pois a Lua migra da área espiritual à de amizades, entrando na fase Nova.

ESCORPIÃO

Ideias inovadoras podem desabrochar na Lua Nova. Você tende a ter experiências de autoconhecimento que lhe ajudam a entender o que deve ser ajustado para que você trilhe caminhos que sejam coerentes com suas vocações, já que a Lua transita entre os setores íntimo e profissional.

SAGITÁRIO

Oportunidades de parceria podem a desabrochar com a Lua Nova. Seus relacionamentos são guiados por processo de análise e fortalecimento, visto que a Lua transita entre as áreas relacionadas ao trato interpessoal e à espiritualidade, levando a conexão profunda com certas pessoas.

CAPRICÓRNIO

A Lua Nova tende a lhe fazer encarar a vida sob novas perspectivas. Busque ter maior atenção com as rotinas e a vida privada, já que a Lua transita entre as áreas do cotidiano e da intimidade, o que contribui com o fortalecimento do cotidiano e das relações familiares.

AQUÁRIO

A Lua Nova pode sugerir renascer de vínculos que leva a parcerias interessantes. O trato interpessoal tende a ser estimulado, favorecendo desde o ajuste de interesses na vida cotidiana à interação com os amigos nas redes virtuais, pois a Lua transita no eixo social-relacionamentos.

PEIXES

Sua percepção acerca da saúde tende a crescer com a Lua Nova. O momento pode direcionar suas atenções para o dia a dia, o que ajuda com ajustes que lhe permitam conciliar as demandas de casa, estudantis e de trabalho, já que a Lua transita entre as áreas familiar e cotidiana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Projeto realiza seminário com foco no artesanato cearense

seminário
2021-08-02 00:30:00
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma caminhada no Centro da Cidade promove encontros com objetos clássicos do artesanato cearense: cestos com fibra de carnaúba, bolsa de palha, rendas, redes e mais. Os artesãos fazem parte da tradição cearense mas não deixaram de ser afetados pela pandemia. A falta de produção e comercialização resultou na vulnerabilidade social e econômica desses produtores. Nesse contexto, o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza criou o projeto Terrartesã, uma plataforma de apoio aos artesãos e à comercialização do artesanato cearense.

Percorrendo o interior do Ceará, a iniciativa buscou por grupos e artesãos para incentivar o retorno às produções por meio da elaboração de um e-commerce. Através do site, o Terraartesã vende materiais em todo o Brasil, aliado a um trabalho intensivo de divulgação nas redes sociais. O projeto também beneficia grupos de rendeiras com o microcrédito do Fundo Social Dona de Mim através do Grupo Mulheres do Brasil, para compra de materiais como estímulo para a retomada da produção.

Leia Também | SuprEmma: conheça a artista drag queen que chamou atenção de Pabllo Vittar

Annette de Castro é uma das fundadoras do grupo e conta que desde o início do núcleo em Fortaleza, sabia que era preciso dar foco ao artesanato cearense. Para ela, a raiz do sucesso do artesanato é assegurar o comércio e a pandemia afetou diretamente as vendas, já que o turismo, um dos principais meios de comercialização, foi paralisado. A falta de compradores fez com que as produções fossem interrompidas e foi aí que o Grupo Mulheres do Brasil decidiu agir.

"Criamos o Terrartesã, um e-commerce, já que não tinha como criar uma loja física. O objetivo era comprar o artesanato e comercializar, permitindo que os artesãos voltassem a trabalhar", explica Annette. O projeto já tem planos para ir além no futuro, criando um marketplace onde os próprios artesãos poderão ter suas lojas online no site.

Já são mais de 40 grupos que integram o e-commerce. Para apoiar ainda mais os artesãos cearenses, o projeto realiza entre os dias 2 e 6 de agosto o "I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará". Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o evento acontece online, com o objetivo de promover o diálogo entre artesãos, pesquisadores, empreendedores e o poder público.

Leia Também | Amazon Prime Video: Confira os lançamentos de filmes e séries em agosto

A programação é voltada para a valorização e divulgação do artesanato cearense, dividida em quatro pontos: capacitação do artesão em novas tecnologias; oportunidades de negócios no artesanato; inovação e tradição: artesanato, design e moda; e políticas públicas para o fortalecimento do setor. Os conteúdos serão disponibilizados por meio de uma plataforma virtual com acesso livre, gratuito e acessível, contando ainda com legendagem descritiva de todas as palestras.

Ethel Whitehurst, curadora do evento, conta que a programação foi pensada de modo a contemplar diferentes olhares para o artesanato do Estado. Annette acrescenta que o Seminário "tem o intuito de criar um ambiente de amplo diálogo com vistas a fortalecer o artesanato no Estado como fonte de renda e de desenvolvimento social".

A iniciativa conta com a participação de Luiza Helena Trajano (presidente do Grupo Mulheres do Brasil), Socorro França (secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará), Patrícia Liebman (gerente da Ceart) e Angelice Custódio (presidente da Federação das Cooperativas e Associações De Artesãos Do Ceará - Fecarce).

Leia Também | Lady Gaga divulga primeiro cartaz de "House of Gucci"

Também estarão presentes especialistas no tema como a presidente da Artesol Sonia Quintela, o designer Érico Gondim e a empresária Celina Hissa, além de artesãos como Evandira Moreira (renda filé), Gilmar Martins (tecelagem) e Andrea Guedes (crochê).

Annette vê a realização do evento como um passo de esperança para o futuro e acredita que a comercialização do artesanato cearense crescerá com a retomada da economia. "A maior parte do turismo será dentro do País", acredita, devido às restrições que ainda existem para viajar no exterior. "É o momento de divulgar, comercializar e propagar o artesanato para os próprios brasileiros que visitam nosso Estado, para que eles possam se sensibilizar e conhecer que produtos belos nós temos em nossa região", afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará

2021-08-02 00:30:00
Autor
Tipo Notícia

Data: de 2 a 5 de agosto às 18 horas; e dia 06 de agosto às 17 horas
Instagram: @terrartesa
Transmissão: Youtube Mulheres do Brasil e Facebook Mulheres do Brasil
Sites: www.terrartesa.com.br e www.grupomulheresdobrasil.org.br
Evento acessível em Libras
Programação Gratuita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Influencers e redes sociais: Manifesto desabafo de Soledad

Análise
2021-08-02 00:30:00
Autor
Tipo Opiniao

Cansada de ter que ficar explicando porque não consigo e nem quero aderir à demanda de gerar conteúdo e que o fato de não ter um vídeo ou uma foto aqui todos os dias não significa que não estou cuidando dos meus trabalhos ou estou improdutiva; de ver artistas valioses desistindo porque não conseguem competir ou entrar neste sistema, porque não herdaram uma herança ou um nome, ou porque não têm 10 mil seguidores. De ver poucos com muito, e muitos morrendo. De me sentir culpada por não topar. de dizer que vai dar certo e acalmar a amiga pra ela não surtar. De ver a palavra e o corpo minimizados.

Nos enganam oferecendo $ como qualidade de vida em troca da nossa saúde mental e afetiva. Vale?! Isso tudo só beneficia esse sistema que, neste momento, sequer nos oferece o "pão e circo". O Instagram e o Tik Tok nos usam como bobes da corte. É cruel essa demanda, é desesperador termos que aderir a essa loucura para conseguirmos promover o nosso trabalho.

A pandemia aparece como um expoente das desigualdades sociais e da "privatização da nossa existência", apresentando um novo modo de nos relacionarmos com o estar na Terra e os saberes. Denunciando anos de exploração "colonizadora", pede-nos para produzir visões, desejos e relações novas que vão além do que permite a estrutura conduzida pela ordem imposta pelo patriarcado, para então superarmos as situações que são cada vez mais intoleráveis para a humanidade e, consequentemente, para a natureza. À medida em que o sistema segue implacável, a condição de vida neste planeta é minada. O mundo pesa, mas temos como armas a educação, as artes, a cultura e os esportes que atravessam a história nos dando coragem para sermos radicais e em seguida livres, coexistindo de maneira pacífica, encantada e também revolucionária. São bens valiosos demais para serem banalizados nessas redes que nos empurram para o abatedouro a cada dia.

Artistas e trabalhadores da cultura estão fazendo o que podem e o que não podem para se manter vives, então sejam gentis conosco e compreendam que: lugar de artista é no palco e não no Instagram. Não quero ser influencer.

Soledad é uma artista cearense radicada em São Paulo. Cantora, atriz, poeta e pesquisadora, ela tem dois discos lançados

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags