Participamos do

"Serei treinador", diz Xavi após anunciar sua última temporada como jogador

17:16 | Jul. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Depois de ter anunciado que a próxima temporada será sua última como jogador, Xavi Hernández deu mais detalhes agora do que pretende fazer quando deixar a carreira nos gramados. O ex-capitão do Barcelona e atualmente jogador do Al-Sadd, anunciou, em entrevista ao site The Tactical Room, que pretende virar treinador de futebol.

“Serei treinador, mas agora não poderia ser. Não posso enganar ninguém, me falta muito a aprender para poder ser técnico. Conheço a metodologia, mas preciso aprender a usá-la”, declarou.

O espanhol campeão do mundo revelou, inclusive, qual será sua ideia de jogo quando estiver à frente de uma equipe. “Minha ideia como treinador é ser protagonista, ter a bola, recuperá-la rápido e, se puder ter 90% de posse, é melhor do que 89%. Eu sofro quando não tenho a bola e como técnico não será diferente”.

Sobre seu antigo time, o Barcelona, Xavi elogiou a contratação de Valverde para o cargo de técnico: “Ele está preparado, tem experiência, conhece o clube. Sua chegada supõe regressar ao estilo ortodoxo”. Porém, o meia criticou o modo como o clube tem trabalhado as categorias de base. Disse que os treinadores da cantera devem formar jogadores e ensiná-los o seu modelo de jogo para que cheguem ao time principal com os conceitos bem aprendidos: “O que é vencer a Liga Infantil? Tem que formar as crianças. Se ganhar, melhor, mas esse não é o objetivo”.

O meia elogiou o elenco do Real Madrid, maior rival de seu antigo clube. “O Real contratou muito bem. Hoje domina todas as facetas do jogo: o contra-ataque, bola parada, roubada de bola… São fortes, rápidos. Formam uma mistura muito boa. E os jogadores acreditam no Zidane”.

Xavi tem 37 anos e começou sua carreira no Barcelona, ainda na base. Em 1998, subiu para o time principal, no qual ficou até 2015, quando se transferiu para o Al-Sadd do Qatar. Pela equipe da Catalunha, conquistou diversos títulos, dentre eles quatro Liga dos Campeões, oito Campeonatos Espanhóis e dois Mundiais de Clubes. O meia ainda foi um dos principais jogadores da Espanha e ajudou a seleção a vencer duas Eurocopas, em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente