Fluminense pressiona, mas fica no empate com o Borussia na estreia do Mundial
Na próxima rodada, a equipe volta a campo no sábado, 21, às 19 horas, diante do Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul
A sensação que ficou na torcida do Fluminense foi a de que o resultado poderia ter sido melhor na estreia do Tricolor na Copa do Mundo de Clubes. Nesta terça-feira, 17, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, o time carioca ficou no empate por 0 a 0 com o Borussia Dortmund, da Alemanha, pela primeira rodada do Grupo F.
Apesar da igualdade, o Flu soube se posicionar bem em campo e teve amplo domínio ao longo da partida. Todavia, não conseguiu transformar esse controle em gol.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na próxima rodada, a equipe volta a campo no sábado, 21, às 19 horas, diante do Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul.
Fluminense 0x0 Borussia Dortmund - O jogo
O primeiro tempo em Nova Jersey teve domínio claro do Tricolor das Laranjeiras. O time entrou em campo com uma escalação compacta, com três jogadores mais voltados para a marcação no meio — Hércules, Nonato e Martinelli — e apostando na velocidade dos pontas Canobbio e Jhon Arias.
Esse modelo de jogo, imposto por Renato Gaúcho, surpreendeu a equipe alemã do Borussia, que não conseguia ter boa atuação, esbarrando no forte duelo físico do Flu. Arias, aliás, era o jogador mais lúcido da partida e assustou o escrete aurinegro em três ocasiões.
A primeira foi aos três minutos, quando Everaldo achou bom passe para o camisa 21. O colombiano mandou por cima, mas ali já ficava claro o tom que o confronto entre os favoritos do grupo poderia ter.
Aos 16 minutos, novamente Arias avançou pela direita, invadiu a área e chutou. Desta vez, Kobel, goleiro rival, estava atento e interveio bem, evitando o gol brasileiro.
Aos 26 minutos, Hércules, ex-Fortaleza, também deu sua contribuição ofensiva. O volante, em sua característica habitual, arriscou de média distância e levou bastante perigo à meta defendida por Kobel. O atleta chegou a alegar que a bola desviou, mas o escanteio não foi marcado.
A etapa inicial terminou com a sensação, para o torcedor do Fluminense, de que a equipe poderia ter saído com a vitória logo de cara. No entanto, o ímpeto se manteve no retorno do intervalo.
Com 12 minutos, Everaldo recebeu a bola, disparou em direção ao ataque e teve boas condições de finalizar e abrir o placar. Porém, o camisa 9 preferiu brecar a jogada e passar para Canobbio, que finalizou fraco, facilitando a defesa de Kobel.
Aos 23 minutos, veio o lance mais chamativo do embate. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área, Everaldo chutou, Kobel defendeu e, no rebote, Nonato parou, mais uma vez, no arqueiro do Dortmund.
O domínio brasileiro era evidente. Não havia qualquer tipo de desequilíbrio diante de um dos clubes alemães mais importantes do continente europeu e que, recentemente, foi vice-campeão da Liga dos Campeões da UEFA, na temporada 2023-24.
Mesmo assim, a superioridade grená não foi transformada em gols e a primeira aparição do Tricolor Carioca na Copa foi com um 0 a 0, de certa forma, injusto.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente