Lamine Yamal: quem é a joia de 16 anos que se destaca na Eurocopa

O jovem ponta-direita brilha como a nova estrela do futebol mundial após marcar um gol decisivo na Eurocopa e se destacar no Barcelona; conheça

Com gol decisivo na semifinal da Eurocopa, o jovem espanhol Lamine Yamal, de somente 16 anos, vem despontando como uma nova estrela do futebol mundial. O jogador, que já era apontado como grande destaque no Barcelona, agora brilha por sua seleção nacional.

Yamal é uma estrela em ascensão no mundo do futebol após brilhar em alto nível em seu clube na temporada 2023-24. Ele recebeu elogios pela capacidade de se destacar nos mais altos níveis graças à sua técnica, produção e estética.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De La Fuente refuta "surpresa" com desempenho da Espanha e vaga na decisão; CONFIRA

O gol de Yamal na terça-feira, 9, foi importante para o empate e, consequentemente, para a virada da seleção espanhola contra a França. O chute certeiro de fora da área entrou para a história, tornando-o o jogador mais jovem a marcar um gol em uma partida de Eurocopa. Conheça a seguir a história e a carreira do jovem atacante.

Lamine Yamal: início próspero no Barcelona

Geralmente, jovens jogadores têm poucas chances para atuar logo de imediato em equipes do alto escalão do futebol mundial. Uma chuva de coincidências trouxe a oportunidade certa para o jovem Yamal.

Diversas cessões e uma crise financeira, impediam o Barcelona de investir em jogadores já renomados. A opção foi investir nos jogadores da base do clube. Estando na equipe catalã desde os 7 anos de idade, Yamal foi uma dessas peças.

Há duas temporadas o ponta-direita entrou em campo pela primeira vez no Spotify Camp Nou contra o Real Betis, tornando-se o jogador mais jovem a estrear pelo Barcelona. Uma aparição aos 15 anos que deu o tom para o caminho pioneiro que viria.

PSG quis fazer de Yamal o mais caro da história, mas Barcelona recusou; CONFIRA

Durante o primeiro jogo em casa no Campeonato Espanhol na temporada mais recente, o Estádio Olímpico Lluís Companys testemunhou outro marco para o jogador. Com 16 anos e 38 dias de idade, Yamal se tornou o jogador mais jovem do século 21 a começar um jogo do torneio.

Lamine Yamal: ascensão e primeiras convocações

Logo na sua primeira temporada atuando pelo futebol profissional, Yamal recebeu as primeiras oportunidades de atuar pela seleção espanhola. Aos 16 anos e 50 dias, o jogador foi convocado para atuar pela primeira vez com a camisa da La Furia.

O marco aconteceu no dia 1 de setembro de 2023, pelo treinador Luis de la Fuente, nas eliminatórias da Eurocopa 2024 contra a Geórgia e o Chipre.

De La Fuente rasga elogios a Lamine Yamal: "Um gênio"; VEJA

Uma semana após, na partida contra a Geórgia, o jogador entrou pouco antes do final do primeiro tempo após a contusão de Dani Olmo. Aos 29 minutos da segunda etapa, ele recebeu um passe de Williams e marcou seu primeiro gol.

Durante o jogo, além de quebrar o recorde de mais jovem a estrear, ainda de quebra marcou um gol na goleada de 7x1 pela equipe espanhola e se tornou o mais jovem a fazer um gol pela sua seleção.

Lamine Yamal: Recordes quebrados

Antes mesmo de completar 17 anos, o jogador já superou diversos recordes. Assim, ele já pode se considerar um marco na história do futebol mundial.

Confira quais foram os recordes quebrados pelo jogador:

  • Jogador mais jovem atuar na Campeonato Espanhol;
  • Jogador mais jovem a começar uma partida no Campeonato Espanhol;
  • Jogador mais jovem a começar uma partida na Champions League;
  • Jogador mais jovem a fazer um gol pelo Barcelona;
  • Jogador mais jovem a fazer um gol na história do Campeonato Espanhol;
  • Jogador mais jovem a fazer um gol pela seleção da Espanha
  • Jogador mais jovem a jogar e ser titular na Eurocopa;
  • Jogador mais jovem a jogar um gol na Euro.

Lamine Yamal: foto icônica com Lionel Messi

Em 2007, o jovem Lionel Messi posou para fotos com um bebê no vestiário do Camp Nou, em Barcelona, para uma sessão de fotos de calendário beneficente. Messi, que tinha 20 anos, já estava fazendo seu nome e se tornaria, sem dúvida, um dos maiores futebolistas, ou o maior de todos os tempos.

O fotógrafo mal sabia que o bebê também faria sucesso no futebol internacional menos de 17 anos depois. Messi estava segurando Lamine Yamal, o garoto de 16 anos que está conquistando o Campeonato Europeu.

Dupla do Liverpool pode eliminar Inglaterra da Euro 2024; SAIBA MAIS

A foto, há muito esquecida, ressurgiu depois que o pai de Yamal a postou no Instagram na semana passada com o texto: "O começo de duas lendas".

Lamine Yamal: fã de musica brasileira

Yamal sempre mostrou ser um grande fã da música brasileira. Antes da partida válida pela semifinal da Eurocopa, o jogador postou um story em seu Instagram com a música dos MCs Zaac e Jerry, "Bumbum Granada".

"Sempre que vejo TikTok tem música brasileira. Eu e o Nico (Williams, atacante espanhol de 21 anos) também escutamos muito. Nós gostamos muito. Por isso sempre posto nos stories", comentou Yamal, em entrevista ao portal UOL.

Além disso, o jogador já comemorou ao lado de Nico Williams e fez a icônica dança do "Eu quero tchu", música de João Lucas e Marcelo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @lamineyamal

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UEFA Champions League

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar