GP de Miami: Verstappen é pole, Bortoleto sai em 13º

GP de Miami: Verstappen é pole, Bortoleto sai em 13º

Holandês celebra nascimento de filha com pole position no GP de Miami. Norris vence sprint e Piastri lidera temporada
Autor (Agência Estado)
Autor
(Agência Estado) Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais novo papai da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen brilhou no treino classificatório deste sábado, após uma performance abaixo do esperado na corrida sprint, e faturou a pole position para a prova principal GP de Miami, nos Estados Unidos. O brasileiro Gabriel Bortoleto também se destacou e obteve sua melhor posição no grid desde sua estreia: partirá no 13º posto. A corrida deste domingo tem largada marcada para as 17 horas (de Brasília).

Com o tempo de 1min26s204, novo recorde do traçado americano, o tetracampeão mundial alcançou sua 43ª pole da carreira, sendo o primeiro a registrar três somente nesta temporada. O piloto da Red Bull vive semana de fortes emoções também na vida particular Nesta semana, nasceu seu primeiro filho, com a brasileira Kelly Piquet, filha do tricampeão Nelson Piquet.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O britânico Lando Norris largará do segundo posto, seguido pelo jovem italiano Kimi Antonelli, da Mercedes. O terceiro colocado do grid se destacou na sexta ao obter a pole da corrida sprint, em seu melhor resultado neste ano de estreia como titular da F-1.

Com o resultado, Verstappen busca superar o domínio que a McLaren vem impondo na temporada até agora. A equipe britânica venceu as duas últimas etapas, ambas com o australiano Oscar Piastri. O holandês tem apenas uma vitória no ano e agora tentará a segunda, na sexta etapa de 2025.

O treino deste sábado começou com atraso de 15 minutos, sem explicação oficial. A provável causa foi o início tardio da corrida sprint, adiada em quase meia hora por causa da chuva.

Os 18 minutos do Q1, a primeira etapa do treino, foram marcados pelo domínio de Verstappen, seguido de perto pelos carros da McLaren. Bortoleto também se destacou e buscou a vaga no Q2 pela segunda vez na F-1.

Embalado, Bortoleto também foi bem no Q2. Não conseguiu avançar ao Q3. Mas anotou o 13º tempo, obtendo sua melhor posição de largada na temporada até agora.

O Q3, com apenas 10 pilotos na pista, foi uma batalha direta de Verstappen com os carros da McLaren, o que vem sendo a tônica da temporada até agora. Desta vez, o duelo foi mais rápido. O holandês cravou rapidamente seu melhor tempo, faltando apenas três minutos para o fim da sessão. E os rivais Piastri e Lando Norris não conseguiram superar suas marcas registradas no Q2.

Mais cedo, em uma prova que teve mau tempo como complicador no procedimento de largada, Lando Norris confirmou o bom momento da McLaren e venceu a sprint do GP de Miami de Fórmula 1, em uma corrida que contou com incidentes nos boxes e safety car no final. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ficou em segundo lugar e Lewis Hamilton completou o pódio.

O quarto colocado havia sido Alex Albon, mas ele caiu para 11º após punição. Oliver Bearman e Liam Lawson também foram punidos e saíram da zona de pontuação, dando epaço para George Russell, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Pierre Gasly.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar