Ferrari vence na Áustria com Leclerc
Leclerc supera Verstappen em boa corrida e vence Grande Prêmio da Áustria
O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, chegando à frente do holandês Max Verstappen, da Red Bull, após 71 voltas no circuito de Spielberg.
Leclerc, que agora assumiu a segunda colocação do campeonato, com 170 pontos, sofreu com problemas no acelerador de seu carro, cruzou a linha de chegada com pouco mais de um segundo de vantagem sobre Verstappen, que mantém a liderança do campeonato mundial de pilotos após 11 corridas e soma 208 pontos. Na terceira colocação está Sérgio Pérez, com 151, seguido de Carlos Sainz, com 133 e George Russell com 128. Hamilton está em sexto, com 109.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio chegando em terceiro, após o abandono do espanhol Carlos Sainz, que saiu da corrida a 14 voltas do final.
Sainz, que vinha em terceiro, estava ultrapassando Verstappen quando o motor de sua Ferrari superaqueceu e acabou pegando fogo. Depois de parar em uma área de escape, ele teve dificuldades para sair do carro em chamas. Felizmente, o espanhol não sofreu ferimentos.
"Foi uma corrida muito boa, com um bom ritmo. Tive um problema no acelerador e fiquei com uns 20% ou 30% de abertura, mas consegui administrar isso até o final", disse o piloto monegasco.
Leclerc esteve fora do pódio nas cinco corridas anteriores e estava se distanciando de Verstappen na classificação do campeonato. "Já era hora" de conseguir uma nova vitória, a terceira na temporada, reconheceu. "Sofremos com os pneus", disse, por sua vez, o holandês. "Mas de toda forma, é um segundo lugar", acrescentou.
"É uma pena para os torcedores, já que não pude dar a eles uma vitória", lamentou o piloto da Red Bull, que contou com o apoio de milhares de fãs que viajaram da Holanda para assistir à corrida.
Seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, abandonou a prova após rodar na pista devido a um contato com a Mercedes do britânico George Russell, que terminou em quarto, à frente da Alpine do francês Esteban Ocon.
A melhor volta de toda a corrida foi de Max Verstappen (HOL/Red Bull), com apenas 1:07.275 na 61ª volta (velocidade média: 315,237 km/h). (Fernando Graziani, com agências)